É com grande satisfação que a coordenadoria do Programa de Iniciação Científica da Faculdade de Alta Floresta - PIC edita o 5º volume da Revista da Faculdade de Alta Floresta – REFAF. Este é o terceiro ano de publicação eletrônica do periódico, destinado a docentes, estudantes e a comunidade em geral. O referido periódico tem por finalidade publicar trabalhos inéditos e interdisciplinares, que podem ser resenhas, artigos inerentes a resultados de pesquisas e relatos de experiências.
Produzir conhecimento é importante, assim como socializá-lo. A REFAF tem servido a esses propósitos, por configurar um espaço de socialização de trabalhos para o público interno e externo da Faculdade de Alta Floresta (FAF).
A pesquisa é uma das atividades humanas que tem favorecido o desenvolvimento dos Homo sapiens, que, por meio dela, amplia várias de suas capacidades, tais como, observar, coletar dados, analisar, sintetizar, comparar, experimentar e registrar de forma sistemática e rigorosa.
A socialização de experiências contribui com o desenvolvimento humano no sentido de que pode servir de referência para outras pessoas que atuem na mesma área e também para motivar a divulgação de novas vivências, com potencial para despertar maior interesse pela cultura da pesquisa e da produção científica.
Embasada no ideário em foco é que a coordenadoria do PIC e do Conselho Editorial da REFAF vem trabalhando para difundir a cultura da investigação e do registro científico. Cada passo nesse processo representa uma vitória na árdua trajetória de trabalhar em prol da construção de conhecimentos.
Marilaine de Castro Pereira Marques
Coordenadora do Programa de Iniciação Científica da FAF
Sumário
Artigos
CRITÉRIOS E MÉTODOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR DOS ALUNOS DO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DR. MÁRIO CORRÊA DA COSTA NO MUNICÍPIO DE PARANAÍTA/MT | PDF HTML |
Tania Maria Zibetti PORTUGAL, Olímpia Terezinha da Silva HENICKA |
A GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL CECÍLIA MEIRELES DE ALTA FLORESTA - MT | PDF HTML |
Linda Aparecida Ferreira SANTANA, Elaina dos Anjos KOGA, Ademilso Sampaio OLIVIERA |
CAUSAS DAS QUEIXAS ESCOLARES DE INFREQUÊNCIAS E INDISCIPLINAS DOS ALUNOS: Criação do Centro de Apoio Psicossocial Escolar | PDF HTML |
Léia Ribeiro de MORAIS |
METODOLOGIAS UTILIZADAS PARA LETRAR E ALFABETIZAR PELOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA ESCOLA ESTADUAL VITÓRIA FURLANI DA RIVA DE ALTA FLORESTA – MT | PDF HTML HTML |
Glaucia Brissow Realto, Franciele Gregorio de LIMA, Catia KLOH, Ademilso Sampaio de OLIVEIRA |
O PAPEL DO CONSELHO DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL DO FUNDEB | PDF HTML |
Eduardo José FREIRE |
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO DEFICIENTE VISUAL NO ENSINO REGULAR NA ESCOLA ESTADUAL RUI BARBOSA NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA/ MT | PDF HTML |
Francineide Oliveira de SOUSA, Rosangela Franchini ANGELICI |
A CONCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO 7ª E 8ª ANOS DO CENTRO EDUCACIONAL DE JOVENS E ADULTOS (CEJA) DA ESCOLA ESTADUAL ARIOSTO DA RIVA DE ALTA FLORESTA – MT. | PDF HTML |
Marilaine de Castro Pereira MARQUES, Everson Andre Pereira SHUTZE, Marcelino de JESUS |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DA ESCOLA MUNICIPAL VICENTE FRANCISCO DA COSTA EM ALTA FLORESTA – MT, NO ANO DE 2013 | PDF HTML |
Marilaine de Castro Pereira MARQUES, Marciete dos BARBOSA, Marcelino de JESUS |
A ENTREVISTA NO TRABALHO JORNALÍSTICO: A TEORIA E A PRÁTICA DOS PERIÓDICOS NA AMAZÔNIA | PDF HTML |
Flaviane Mônica Christ, Leozil Ribeiro de Moraes |
A GLOBALIZAÇÃO DESCARTÁVEL: AS PRINCIPAIS NOÇÕES QUE FUNDAMENTAM A RACIONALIDADE DO VIVER NA ERA DO CAPITAL | PDF HTML |
Leozil Ribeiro de MORAES, Flaviane Mônica Christ |
OS TRABALHADORES E SUA INEXISTÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO AGRÍCOLA DE ALTA FLORESTA/MT: UM ESTUDO DA REVISTA NOTÍCIA | PDF HTML |
Flaviane Mônica Christ, Leozil Ribeiro de Moraes |