AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO DEFICIENTE VISUAL NO ENSINO REGULAR NA ESCOLA ESTADUAL RUI BARBOSA NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA/ MT

Francineide Oliveira de SOUSA, Rosangela Franchini ANGELICI

Resumo


O presente estudo teve como objetivo verificar as principais dificuldades encontradas pelos educadores para se trabalhar com alunos com deficiência visual. Para tanto, utilizaram-se métodos indutivo, monográfico e estatístico. A coleta de dados foi por meio da técnica de observação direta extensiva, com a aplicação de um questionário estruturado, contendo perguntas abertas e fechadas. Ao final da pesquisa, pode-se perceber que a maior dificuldade dos educadores para trabalhar com os alunos deficientes visuais é a falta de material didático específico. Constatou-se que o professor utiliza metodologia diferenciada em sala de aula para os alunos deficientes visuais. Verificou-se, ainda, que o espaço físico da escola não está adaptado para a acessibilidade dos alunos deficientes visuais, provocando transtornos a estes e que os professores não estão em via de formação continuada para atender os alunos deficientes visuais, influenciando no processo de aprendizagem dos alunos. Portanto, a inclusão do aluno portador de necessidades especiais é um procedimento que envolve ingresso, permanência e sucesso, sendo que o sucesso envolve o rendimento escolar do aluno e sua interação social com a comunidade escolar.


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©️ REFAF 2020 - Revista Eletrônica Multidisciplinar da Faculdade de Alta Floresta - ISSN: 2238-5479