CRITÉRIOS E MÉTODOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR DOS ALUNOS DO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DR. MÁRIO CORRÊA DA COSTA NO MUNICÍPIO DE PARANAÍTA/MT

Tania Maria Zibetti PORTUGAL, Olímpia Terezinha da Silva HENICKA

Resumo


O presente estudo tem como objetivo verificar os critérios e métodos utilizados pelos professores na avaliação da aprendizagem dos alunos do 1º ciclo, da Escola Estadual Dr. Mario Corrêa da Costa em Paranaita/MT. A metodologia utilizada foi de revisão bibliográfica e de estudos de campo (monográfico), mediante aplicação de um questionário estruturado. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a prática da avaliação da aprendizagem é contínua, sendo que está a serviço da aprendizagem do aluno, remetendo o professor a uma reflexão constante sobre sua atuação, pois a avaliação processual contínua requer que o professor desenvolva uma observação cuidadosa de todos os alunos. Ela ocorre no dia a dia e não em momentos isolados, buscando identificar passo a passo a construção de conhecimentos e dificuldades de aprendizagem do aluno. A escola onde atuam os sujeitos da pesquisa é organizada em ciclos de Formação Humana, que têm por finalidade propiciar condições para que todos os educandos aprendam. As principais dificuldades que as professoras encontram para avaliar são: elaboração dos registros finais de avaliação, apresentação dos resultados avaliativos aos pais e a identificação de novas práticas avaliativas que favoreçam a aprendizagem de todos. Essa declaração é um indicador de que essas questões precisam ser discutidas e melhor compreendidas para que cada vez mais se promovam uma avaliação a serviço da aprendizagem do aluno, da promoção da cidadania e não da classificação e da exclusão escolar.


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