CAUSAS DAS QUEIXAS ESCOLARES DE INFREQUÊNCIAS E INDISCIPLINAS DOS ALUNOS: Criação do Centro de Apoio Psicossocial Escolar

Léia Ribeiro de MORAIS

Resumo


O acolhimento às queixas escolares, que vem sendo realizado há sete anos, através do atendimento do Projeto FICAI - Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente e Indisciplinado, no Município de Alta Floresta/MT, tem  mostrado a cada dia  que a criança e o adolescente que apresenta comportamentos desviantes, seja de infrequência escolar, seja de indisciplina e atos infracionais,  devem ser encarados como um sintoma comportamental patológico e é de eminente importância a investigação da causa ou das causas desses sintomas. Este texto consiste em um relato de algumas relevantes vivências da psicóloga que atendeu às crianças, aos adolescentes e aos pais e ou responsáveis pelos alunos, no período de agosto de 2007 a dezembro de 2013, com o intuito de socializar experiências e encontrar parcerias para esta causa.  Problemas como infrequência, indisciplina e violência nas escolas, de fato não são um fenômeno recente nem “privilégio” de nosso Município. Saber que se trata de sintoma nacional ou mundial, não conforta, nem resolve. Diante da necessidade escolar do nosso Município, o Projeto Ficai foi implantado com a inovação de incluir nos atendimentos, além dos casos de evasão, os casos de indisciplina, os atos infracionais. A partir daí, os casos foram chegando e buscou-se com extremo empenho entender as causas dos fatos; São muitas histórias permeadas de sofrimento no corpo e também na alma de crianças, adolescentes e pais; famílias estruturalmente fragilizadas e que precisam ser saradas; surge, então, o Projeto de Criação do CAPSE- Centro de Apoio Psicossocial Escolar.


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