METODOLOGIAS UTILIZADAS PARA LETRAR E ALFABETIZAR PELOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA ESCOLA ESTADUAL VITÓRIA FURLANI DA RIVA DE ALTA FLORESTA – MT

Glaucia Brissow Realto, Franciele Gregorio de LIMA, Catia KLOH, Ademilso Sampaio de OLIVEIRA

Resumo


Saber ler e escrever é, para o indivíduo, uma garantia de experiência política e cultural num país que, por sua vez, se pretenda letrado e, assim, desenvolvido. A reflexão pode ser de relevância para os profissionais de Educação Básica, visto que muitos alunos termina o Ensino Médio com dificuldade para ler e também redigir textos. A sala de aula é uma comunidade linguística em que são estabelecidas relações sociais através de práticas do professor,  que por sua vez devem despertar o interesse do aluno para leitura e escrita. Tendo em vista os processos de alfabetização utilizados pelo professor, realizou-se uma pesquisa com docentes da Escola Estadual Vitória Furlani da Riva, Alta Floresta – MT, sobre as principais metodologias utilizadas por eles em suas práticas. Foram entrevistados 10 professores da rede pública de ensino, sendo que 50% pertencem ao sexo masculino e 50% ao sexo feminino. Dos professores, 60% vieram de outros estados do país e 50% possuem mais de 35 anos de idade. Somente 40% dos professores trabalham há mais de 10 anos na educação. Constatou-se pelas respostas dos professores que eles buscam se atualizar profissionalmente pois 50% cursam ou cursaram a especialização; que 40% são professores efetivados pelo estado ou município e os demais 60% são interinos, condição que gera instabilidade profissional. Embora não possuam um conceito formal adequado em relação a “alfabetizar”, 80% dos professores consideram-se alfabetizadores. Os professores abordados ministram aulas com o apoio de recursos audio-visual, cartazes e desenhos; realizam atividades em grupos, experiências, atividades práticas e pesquisas.

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