A CONCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO 7ª E 8ª ANOS DO CENTRO EDUCACIONAL DE JOVENS E ADULTOS (CEJA) DA ESCOLA ESTADUAL ARIOSTO DA RIVA DE ALTA FLORESTA – MT.

Marilaine de Castro Pereira MARQUES, Everson Andre Pereira SHUTZE, Marcelino de JESUS

Resumo


O presente estudo objetivou verificar a concepção ambiental dos alunos do Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA), de Alta Floresta, do 7º e 8º anos, do período noturno. O estudo foi desenvolvido de fevereiro a junho de 2013. Os métodos utilizados foram o indutivo e o monográfico. A coleta dos dados foi realizada por meio de questionário contendo 17 (dezessete) perguntas abertas e 6 (seis) fechadas. De acordo com os resultados, os alunos gostam das aulas de Educação Ambiental (EA) e os profissionais da escola que trabalham com a referida ferramenta são os professores das disciplinas de Ciências, Biologia e Geografia. Quando questionados sobre o que é Educação ambiental, 70% responderam que “é não prejudicar a natureza”; 20% a descreveram como “um estudo para melhorar o meio ambiente” e 10% disseram que é a “fauna e flora”. Os educandos informaram que, nas aulas de EA, aprenderam a importância de preservar, o respeito à Terra e a cuidar do meio ambiente. Constatou-se que alguns alunos ainda confundem EA com ensino de Ecologia. A EA deve ser trabalhada de forma interdisciplinar, permanente e por todos os docentes da escola; no CEJA de Alta Floresta esse trabalho é realizado por alguns docentes. O trabalho em voga pode servir para indicar: a importância de enfocar a EA como atividade humana que auxilia na construção de conhecimentos, valores e atitudes que fortalecem a cultura de responsabilidade planetária; e que é fundamental os docentes terem formação que os possibilitem atuar nos processos formativos inerentes a EA, com eficácia.


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