A GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL CECÍLIA MEIRELES DE ALTA FLORESTA - MT

Linda Aparecida Ferreira SANTANA, Elaina dos Anjos KOGA, Ademilso Sampaio OLIVIERA

Resumo


O presente estudo teve como objetivos pesquisar os conhecimentos que os professores dos anos iniciais (do Ensino Fundamental) da Escola Estadual Cecília Meireles de Alta Floresta têm a respeito do ensino de Geografia; que recursos utilizam em suas aulas e se encontram alguma dificuldade para trabalhar os conteúdos da disciplina em voga. O trabalho foi realizado no primeiro semestre de 2013. Para tanto, utilizou-se o método de abordagem hipotético-dedutivo; os métodos de procedimentos utilizados foram o monográfico e o estatístico. O recurso pedagógico é de grande importância na aprendizagem dos alunos, desde que os professores estejam preparados e tenham força de vontade para usarem desses recursos para auxiliarem no processo de ensino aprendizagem dos alunos.  Foi utilizada a técnica de observação direta extensiva através de questionários, para saber a opinião de 8 professores dos anos iniciais. O questionário conteve 5 perguntas fechadas e 8 questões abertas. Pode-se concluir que os professores estão utilizando livros didáticos e outros recursos nas aulas de Geografia bem como possuem o conhecimento dos benefícios e importância destes recursos para o processo de ensino aprendizagem dos alunos. Porém alguns professores dos anos iniciais afirmam não estarem preparados para trabalhar esses conteúdos, mencionando a falta de conhecimentos a respeito da linguagem Geográfica para atuar com maior eficácia. Assim é fundamental que a escola e as instituições de formação continuada do município, tais com Secretaria de Educação Municipal e CEFAPRO ofereçam formação específica para ampliar autonomia dos professores pesquisados, no eu se refere ao trabalho com a Geografia.


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