EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DA ESCOLA MUNICIPAL VICENTE FRANCISCO DA COSTA EM ALTA FLORESTA – MT, NO ANO DE 2013

Marilaine de Castro Pereira MARQUES, Marciete dos BARBOSA, Marcelino de JESUS

Resumo


O presente trabalho teve por objetivo analisar as concepções de Educação Ambiental dos professores das Séries Iniciais, da Escola Municipal Vicente Francisco da Costa, na cidade de Alta Floresta – MT, no ano de 2013, e constatar se os mesmos estão desenvolvendo atividades na área ambiental. Para desenvolver a pesquisa, utilizou-se o método de abordagem indutivo e o método de procedimento monográfico. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário formado por 19 questões abertas e fechadas. De acordo com a pesquisa, os docentes desenvolvem atividades na área ambiental e acreditam na importância das mesmas para a formação cidadã dos educandos; são incentivados pela escola a realizar atividades ambientais, que aconteceram na sala de aula e também em trilhas, chácara, rios, e localidades do bairro onde a escola está inserida. Para os pesquisados, as atividades de Educação Ambiental serviram para sensibilizar os educandos a respeito da importância da conservação ambiental, da coleta seletiva de resíduos e dos bons hábitos de higiene. Os pesquisados demonstraram compreensão da importância de trabalhar as questões ambientais e fragilidades referentes ao entendimento de alguns conceitos de Educação Ambiental, das possibilidades de trabalhar com a temática e do papel do educador ambiental. A formação continuada voltada para a abordagem dessas questões se apresenta como uma possibilidade de aprimoramento para os referidos pesquisados.


Texto completo: PDF HTML

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


©️ REFAF 2020 - Revista Eletrônica Multidisciplinar da Faculdade de Alta Floresta - ISSN: 2238-5479