v. 4, n. 2 (2015)

Parabéns a todos os acadêmicos, egressos, professores e demais membros da comunidade científica, da região norte do Mato Grosso, que conseguiram produzir e publicar os resultados das pesquisas realizadas. É preciso que se enalteça essa coragem e esforço de levar a cabo um trabalho grandioso, do qual, quem não participa pode duvidar das dificuldades envolvidas.

Primeiro, porque escrever um artigo é um desafio que pouquíssimos se aventuram. Requer estudo, leitura incansável e o confronto com a realidade que se apresenta contraditória. Analisar a realidade e se propor a criticá-la é para poucos.

Segundo, porque é um trabalho difícil e pouco valorizado por essa sociedade pragmática e utilitarista que apenas vê as vantagens e benefícios nas coisas que são feitas para usar. Cada vez menos, há pessoas que se entregam ao conhecimento por amor e vontade de fazer o mundo melhor. Mal sabem estas que seus esforços serão compensados. São elas que têm as melhores chances de contarem pontos em concursos, seleções de mestrados e doutorados e avançarem nas profissões e até em ganhos.

Mas, o mais importante é que são estas corajosas que estão crescendo intelectualmente, pois apenas aprendemos à medida que também nos tornamos aptos a ensinar, e apenas temos a inteligência melhorada e aumentada quando a cultivamos. Se parássemos de cultivar a nossa inteligência e ela permanecesse como está, seria bom. Já fiz uma graduação, que ótimo. Mas não funciona assim. Paramos e a mente regride. Ela foi feita para ser usada. Esquecemos o que aprendemos, e devemos aprender tudo de novo.

Terceiro, porque o processo todo é demorado. Apenas para citar o exemplo dessa última edição da Refaf. Começamos em julho e agosto com cerca de 30 artigos. Depois de cada artigo ter passado por pareceristas das devidas áreas, apenas 20 foram considerados aptos para publicação, os outros foram incentivados a continuarem e aguardarem o próximo volume. Desses 20, que passaram por pareceres, apenas 13 conseguiram fazer as correções exigidas para que o trabalho pudesse ser publicado. Depois disso, mais correções ortográficas e normativas.

Nem todos, aliás, poucos, têm tempo de conciliar trabalho, faculdade, família e ainda produção científica. Mas para quem teve a bravura e a coragem, parabéns. Que vocês possam servir de exemplo para aqueles que estão com artigos prontos ou com vontade de fazer, mas deixam-se enfraquecer pela lógica mordaz da sociedade que valoriza a aparência em vez da essência.

 

Leozil Ribeiro de Moraes Junior

Vice Coordenador do PIC

Sumário

Artigos

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS EDUCADORES PDF
Sonia Barbieiro HONORATO, Vanderléia Ramos Pereira LELES
Perfil do 1° ano do Ensino Médio do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Alta Floresta(CEJA) PDF
Francisco das Chagas da Conceição DAMASCENO, Jessica Alves dos Santos, Leandra Fernandes Rampazo, Roselainy Luzia Jacomini
A LIDERANÇA NA LOJA JL DE LIMA EM ALTA FLORESTA/MT PDF
Marcia Regina AGUIAR
A REDUÇÃO DO BRINCAR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: A PRÁTICA DOS PROFESSORES DA PRÉ-ESCOLA E DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS JARDIM DAS FLORES E ARTE DE APRENDER, EM ALTA FLORESTA, MT PDF
Ana Paula CARLESSO, Daniela Titon Moreira Bazílio de LIMA, Karina Adriane dos SANTOS
A CONTABILIDADE PÚBLICA E OS GASTOS COM O SISTEMA DE ADOÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ALTA FLORESTA – MT, EM 2014 PDF
Jaine da SILVA
OS CAMINHONEIROS E O TRANSPORTE DE GADO VIVO NA REGIÃO NORTE DE MATO GROSSO, NO ANO DE 2015 PDF
Agnaldo Rodrigues LOPES JUNIOR
OS TRABALHADORES RURAIS E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA COOPERATIVA DE DOCES DA COMUNIDADE PORTO DE AREIA DE PARANAÍTA-MT, 2010-2015 PDF
Alice Brito SOUZA
CONTABILIDADE DA GESTÃO AMBIENTAL: ATIVOS E PASSIVOS AMBIENTAIS EM EMPRESAS, EM ALTA FLORESTA/MT, EM 2014-2015 PDF
Débora Natalia BRUMATI
A DISTRIBUIÇÃO DE TERRAS NO ASSENTAMENTO SÃO PEDRO EM PARANAÍTA NORTE DE MATO GROSSO E O BENEFÍCIO ÀS FAMÍLIAS DA REGIÃO PDF
Eunice Brito SOUZA
FUNDEB: solução para os males da educação? PDF
Eduardo José FREIRE
O TRABALHO DOS PROFESSORES E A PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA ESTADUAL RUI BARBOSA, DE ALTA FLORESTA – MT, 2015 PDF
Gisele Feitoza DOS SANTOS, Nadir Rodrigues DOS SANTOS, Eliza Tomiko MATSUBAYASHI
A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA X ESCOLA POR MEIO DO PROJETO “ UM CHAMADO À LEITURA” NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL IRMÃ DULCE PDF
Alice Marinho SANTANA, Viviane Leandra dos SANTOS, Cristina Lopes SILVA
OS MÉTODOS DE ENSINO E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DA ESCOLA MUNICIPAL MANOEL BANDEIRA NO MUNICÍPIO DE CARLINDA- MT, E NA ESCOLA MUNICIPAL JUCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA DE PARANAÍTA- MT PDF
Liliene Carla da Silva HONORIO, Daiane Mariana da Silva BENFICA, Rosilaine da Silva CAMPOS


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