O TRABALHO DOS PROFESSORES E A PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA ESTADUAL RUI BARBOSA, DE ALTA FLORESTA – MT, 2015

Gisele Feitoza DOS SANTOS, Nadir Rodrigues DOS SANTOS, Eliza Tomiko MATSUBAYASHI

Resumo


A presente pesquisa foi realizada com os professores pedagogos do 2º ao 5º ano vespertino, na Escola Estadual Rui Barbosa, localizada no bairro Cidade Alta, em Alta Floresta - MT, no ano de 2015. Constituiu no estudo sobre como os professores trabalham a produção de texto na sala de aula em relação à realidade dos alunos. É neste contexto que teve como objetivo verificar através de questionários se os professores trabalham a produção de texto, pois a presente pesquisa visa a sensibilizar os professores da importância da produção de texto com relação à realidade do aluno e analisar os procedimentos metodológicos adaptados pelo professor na construção da produção textual. A produção de texto não é um amontoado de palavras, necessita-se de uma informação completa para que o locutor interprete a linguagem de forma que o receptor entenda suas informações. Deste modo, alerta-se para a importância do incentivo para que o aluno se transforme em cidadão crítico, reflexivo e criativo, capaz de ajudar a transformar a sociedade. Assim, foi possível entender, através dos questionários, que os professores trabalham a produção de texto frequentemente e se empenham para buscar desenvolver a aprendizagem de maneira que os alunos possam compreender a realidade cotidiana. Conclui-se como é importante trabalhar a produção de texto no ambiente escolar para aprimorar o conhecimento e desenvolver a linguagem oral e escrita.


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