A REDUÇÃO DO BRINCAR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: A PRÁTICA DOS PROFESSORES DA PRÉ-ESCOLA E DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS JARDIM DAS FLORES E ARTE DE APRENDER, EM ALTA FLORESTA, MT

Ana Paula CARLESSO, Daniela Titon Moreira Bazílio de LIMA, Karina Adriane dos SANTOS

Resumo


O presente trabalho foi desenvolvido entre os meses de fevereiro a junho de 2015, tendo como fonte de pesquisa seis professoras do pré II e primeiro ano das Escolas Municipais Jardim das Flores e Arte de Aprender em Alta Floresta - MT. A problemática deu-se em torno da redução das atividades lúdicas no ingresso da criança na alfabetização. O resultado da pesquisa foi o levantamento de informações com base nos questionários respondidos pelas professoras. Para estas, o lúdico está relacionado a brincadeiras, jogos, atividades dinâmicas, que desenvolvem a criatividade, o raciocínio, a imaginação, onde a criança aprende de maneira divertida e quase sem perceber. Atividade lúdica foi definida como uma maneira da criança se expressar, interagir e socializar com os colegas, e uma forma prazerosa de desenvolver a imaginação, capacidade motora, mental, intelectual e social. Quanto à frequência, na educação infantil e alfabetização algumas educadoras utilizam diariamente, ou em momentos específicos como acolhida e hora de história. Com relação à aprendizagem, as educadoras acreditam que acontece com mais facilidade e de maneira prazerosa e os alunos nem percebem que estão aprendendo, através das brincadeiras. Para quatro das seis educadoras, as atividades lúdicas estão mais presentes na pré-escola do que na alfabetização, em função da proposta da escola e da grade de ensino. As atividades mais utilizadas são: atividades com música, parlenda, trava-língua, jogos pedagógicos e de matemática, contação de história, jogos de montar e de encaixar, massa de modelar, danças, passeio, dramatização, bingo e brincadeiras livres. As professoras acreditam que os alunos gostam de todas as brincadeiras oferecidas, em especial, jogos da memória, blocos de construir, quebra-cabeça, massinha, brincar de casinha, brincadeiras livres, pintar, cantar, histórias, bingo e boliche. Estas acreditam que as crianças demonstram grande interesse pelas atividades lúdicas tanto na educação infantil como na alfabetização. Percebeu-se que as educadoras valorizam as atividades lúdicas como forma de facilitação do aprendizado.


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