SÍNDROME DE DOWN: FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA A INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR, SEGUNDO ACADÊMICOS DO SÉTIMO SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE ALTA FLORESTA-MT EM 2013

Jaqueline Aragão Wernke, Marcelino Jesus, Sibila Jessye Darienso

Resumo


A presença de alunos com deficiência em salas de aulas de ensino regular é, hoje, uma realidade cada vez mais constante. Uma série de campanhas vem ocorrendo na mídia para divulgação do direito à inclusão de pessoas com deficiências. Algumas dessas campanhas foram patrocinadas pela Associação de Síndrome de Down, entretanto, as pesquisas indicam que o principal argumento que dificulta o processo de inclusão escolar refere-se à não preparação dos professores, expondo, assim, um medo inicial ao saber que receberão um aluno com deficiência. A formação do professor deve ser um processo contínuo, que transcende seu aprendizado com os alunos, levando em consideração a valorização do saber de todos os profissionais da educação na inclusão. Assim, o presente estudo objetiva verificar as maiores dificuldades encontradas pelos professores na formação profissional referente à educação inclusiva, principalmente a das crianças com Síndrome de Down. A pesquisa utiliza o método de abordagem hipotético-dedutivo através de questionários com questões abertas e fechadas.Verifica-se, ao final da pesquisa, que existe uma deficiência na formação pedagógica dos acadêmicos nos cursos de formação de professores. Contata-se, também, que os professores recorrem à formação continuada, que, na maioria das vezes, não supre essa deficiência, ou seja, não estão preparados para receberem esses alunos e realizarem as intervenções necessárias. Concluindo-se que os conhecimentos adquiridos durante a formação do professor não são satisfatórios para uma boa atuação diante de um aluno com deficiência no ensino regular,  havendo necessidade de buscar outras formas de instrumentalização.


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