CRECHE: ABRIGO DE CRIANÇAS OU ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL?

Elza Santana de Brito Garcia, Irany Mariano da Silva, Tatiane Zanon, Olímpia T. da Silva Henicka, Eduardo José Freire

Resumo


O trabalho teve como objetivo descrever a passagem da creche Laura Vicuña da área assistencial em espaço educativo. Para tanto, utilizaram-se métodos indutivo, monográfico e estatístico; para a coleta de dados, a técnica de observação direta extensiva se mostrou necessária, através do instrumento de pesquisa questionário, contendo perguntas abertas e fechadas. Ao final, verificou-se que a creche é um espaço de socialização e interação, e tem como função cuidar e educar e que a mesma não substitui a família, as duas são instituições que se complementam e assim devem ser compreendidas. Constatou-se, ainda, que o trabalho educativo da creche deve criar condições para as crianças conhecerem novos sentimentos, valores, ideias, costumes e papéis sociais. Assim, modificar essa concepção de educação assistencialista significa atentar para várias questões que vão além dos aspectos legais. Envolve, principalmente, assumir as especificidades da educação infantil e rever concepções sobre a infância, as relações entre classes sociais, as responsabilidades da sociedade e o papel do Estado diante de crianças pequenas.


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