A PERCEPÇAO DOS ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MANOEL BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE CARLINDA/MT SOBRE O ESTUDO DA ORIENTAÇÃO SEXUAL NO CURRÍCULO ESCOLAR

Maria Rufino dos Santos de Brito, Olímpia Terezinha da Silva Henicka, Rosangela Franchini Angelici

Resumo


Teve-se por objetivo apresentar a percepção que os alunos do nono ano da Escola Municipal Manoel Bandeira de Carlinda/MT têm sobre os estudos de orientação sexual no currículo escolar. Para a realização dessa pesquisa, a metodologia utilizada foi o método hipotético dedutivo e sua amostragem foi probabilística aleatória, no período de fevereiro à outubro de 2011. Foram distribuídos trinta e quatro questionários, com vinte perguntas cada um e seus resultados, demonstrados através de gráficos. Sabe-se que a adolescência é uma fase muito importante na vida das pessoas, na qual os indivíduos têm muitas dúvidas, questionamentos, que precisam ser esclarecidos para que os mesmos estejam preparados para tomar suas próprias decisões com responsabilidades, sabendo-se prevenir das DSTs e de uma gravidez não planejada, estando orientados para uma vida saudável. A escola pesquisada desenvolve atividades sobre orientação sexual, com mais intensidade na disciplina de Ciências; e os educandos julgam importantes essas orientações, pois utilizam-nas em seu dia a dia e em trabalhos escolares, mas ainda gostariam de saber mais sobre as DSTs. A maioria dos alunos ainda sente vergonha de discutir assuntos sobre sexualidade com os pais ou familiares, preferindo o diálogo com os amigos, mas se esquecem que estes podem também ter dúvidas ou não ter as informações corretas. Com a orientação sexual fazendo parte do currículo pedagógico, as informações são mais claras e seguras.


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