O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Josiane de Souza Lima, Luciana Carla Sirotto, Mariane Pereira, Olimpia Terezinha da Silva Henicka, Rosangela Franchini Angelici, Anelise Dasenbrock Polachini

Resumo


O presente estudo tem como objetivo investigar as características do brincar e do brinquedo como fator fundamental para o desenvolvimento das aptidões físicas e mentais da criança, sendo um agente facilitador para que esta estabeleça vínculos sociais com os seus semelhantes. A escolha deste tema surgiu da necessidade de abordar o assunto do brincar na Educação Infantil não apenas como simples entretenimento, mas como atividades que possibilitam a aprendizagem de várias habilidades. As hipóteses do presente trabalho são: o brinquedo tem sido utilizado como elemento pedagogicamente importante nas atividades realizadas em sala de aula; os professores acreditam que o brincar influência no desenvolvimento da aprendizagem; os professores da educação infantil estão aptos a constatar as diferenças entre o brincar a brincadeira e jogos didáticos. Hoje, as brincadeiras nas escolas estão ficando escassas, portanto é importante um espaço que possa proporcionar estímulos para que as crianças possam brincar livremente. Além de resgatar o direito de a criança brincar, constrói o seu desenvolvimento cognitivo e estimula valores. Brincando a criança pensa mais e cria novas brincadeiras.


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©️ REFAF 2020 - Revista Eletrônica Multidisciplinar da Faculdade de Alta Floresta - ISSN: 2238-5479