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DIAGNÓSTICO DO USO DA MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO
NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Natalia Ribeiro de Sousa
Roseli Vieira da Silva
Rosenilda Cruz dos Santos de Freitas
Olímpia T. da Silva Henicka

RESUMO

O presente estudo teve como objetivo identificar se os professores utilizam a música como recurso pedagógico no ensino-aprendizagem e na socialização das crianças da educação infantil. Para tanto, utilizaram-se métodos indutivo, monográfico e estatístico; para a coleta de dados, a técnica de observação direta extensiva se mostrou necessária, através do instrumento de pesquisa questionário, contendo perguntas abertas e fechadas. Ao final da pesquisa, pode-se perceber que os professores pesquisados utilizam a música como instrumento de apoio no processo de ensino aprendizagem e que os mesmos não têm dificuldades para trabalhar com música na Educação Infantil. Constatou-se, ainda, que a música é ótima contribuidora no processo de ensino aprendizagem dos alunos. Assim, a música, além de contribuir para que os diversos conhecimentos sejam mais facilmente apreendidos pelo aluno, faz com que ele desenvolva sua criatividade, sua subjetividade e sua autonomia.

Palavras-chave: Desenvolvimento. Educação Infantil. Música.

  1. INTRODUÇÃO

 

Este artigo tem como tema a música como recurso pedagógico, pois a música é, sem dúvida, uma fonte inesgotável de estímulo, e sua prática estabelece no indivíduo uma sensação de felicidade. Acima de qualquer argumento, sabe-se que a música é, foi e sempre será uma excelente fonte de comunicação e expressão humana.
Hoje, com a rapidez dos meios de comunicação, a música compartilha com o mundo as características de cada país, sua identidade so­cial, sua cultura, sua história. Tem o poder de trabalhar a audição, a reprodução, a improvisação, a criação, a representação mediante o movimento, mediante a dança. Essas atividades auxiliam concreta­mente no desenvolvimento cognitivo, além de despertar a sensação de prazer e felicidade.
A música é, talvez, uma das expressões artísticas mais sinceras e afetivas e que justamente por esses motivos atraem o universo infantil. Portanto, a importância da musicalidade na pré-escola é clara e evidente, além de ser uma atividade prazerosa, a mesma ajuda no desenvolvimento sócio-afetivo, psicomotor e linguístico dos pequenos educandos.                                  
Ouvindo música, os conceitos de ritmo, intensidade, altura e melodia são também percebidos, e, além disso, a criança habitua-se a relacioná-la à expressão de sentimentos. Ter em mãos um objeto como a música que gera prazer e desenvolvimento é muito importante para o profissional da educação. A música não é somente um acessório e sim ótimo recurso didático de aprendizagem afetiva e social.   
Nesse sentido, o presente trabalho levanta o seguinte questionamento: os professores da escola pesquisada estão utilizando a música como recurso didático para o desenvolvimento das crianças da Educação Infantil? Para tanto, partiu-se da hipótese de que os professores pesquisados utilizam a música como instrumento de apoio no processo de ensino aprendizagem. Secundariamente apresentaram-se as hipóteses de que os pesquisados não têm dificuldades para trabalhar com música na Educação Infantil e a música é ótima contribuidora no processo de socialização dos alunos.
Enquanto objetivos, pretendeu-se averiguar se os professores utilizam a música como instrumento de apoio no processo de ensino aprendizagem; verificar se os pesquisados têm dificuldades para trabalhar com música na Educação Infantil; investigar como os pesquisados analisam a música como contribuidora no processo de ensino socialização dos alunos.
O artigo está dividido em capítulos; no primeiro capítulo, trata-se da introdução do tema, bem como os objetivos e as hipóteses do problema levantado. No segundo capítulo, discorre-se sobre a música como princípio educativo, a música na escola e a importância da música na Educação Infantil. No terceiro capítulo, discorre-se sobre a área de estudo e a metodologia utilizada no trabalho. O quarto capítulo trata dos resultados e discussões dos dados coletados no estudo e o quinto capítulo discorre sobre os resultados da pesquisa, bem como algumas sugestões.

2 EMBASAMENTO TEÓRICO

Bréscia (2003) afirma que a música está presente em quase todas as manifestações sociais e pessoais do indivíduo desde os tempos mais antigos. Antes mesmo do descobrimento do fogo, o ser humano já se comunicava por meio de sinais e sons rítmicos.
Como a forma mais completa de manifestar as diversidades culturais, não somente   do Brasil, mas de todo o mundo, a música é a demonstração do senti­mento, do            prazer, do protesto, dos rancores e também se estabelece em benefí­cio para o bem-                                         estar físico, mental e social. Desenvolve o ritmo ordenado na criança, os        movimentos sincronizados, a imitação, a sensibilidade musical, a impostação da voz          e a linguagem (BRESCIA, 2003, p. 52).

A música é uma linguagem universal, empregada para expressar,  comunicar sensações,  pensamentos e  emoções. É por meio da música que se expressam aptidões, sentimentos e disposições para uma aprendizagem significativa nas mais  diversas áreas do conhecimento.
De acordo com Gardner (apud VALLIN, 2012), a música, além de fazer parte do rol das inteligências múltiplas, ainda desenvolve habilidades no educando que o ajudarão a conhecer diversas culturas e a criar possibilidades de ação em busca de um mundo melhor.
Mateus (apud RAMIN, 2012) destaca a música como sendo o elemento facilitador para a compreensão e aprendizagem do ser humano como elemento positivo no processo ensino-aprendizagem. É o que reforçam os Parâmetros Curriculares Nacionais:
[...] que os alunos sejam capazes de:utilizar as diferentes linguagens  verbais,                musical, matemática, gráfica, plástica e corporal . como meio para produzir,            expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em                           contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de             comunicação (BRASIL, 1998, p.7).

Para Silva (apud RAMIN, 2012), “A música desperta a atenção e estimula a confiança do indivíduo em si mesmo; ela pode dar vigor, levantar ânimo, ou mesmo deprimir, dependendo do estilo musical”.
O Autor relata ser difícil encontrar uma parte do corpo que não esteja sujeita aos efeitos musicais, ao movimento corporal, à aquisição do conhecimento e que a mesma ajuda a desenvolver  habilidades  culturais, motoras,  relacionamento pessoal, estimula a atenção e a autoconfiança.
Além desses processos, a música é importante para a contextualização, isto porque  através da música se interage com as mais variadas  formas de expressões, ideias e valores de uma determinada cultura.
Na escola, a música pode acontecer por meio de atividades, mas é mediante a musicalização que esta tem acontecido. Segundo Loureiro (2003, p. 27), "musicalização é o processo de desenvolvimento da musicalidade".
Penna (1990, p. 22) usou como ponto de partida para discussão a seguinte afirmação: “ato ou processo de musicalizar. Musicalizar(se): tornar(-se) sensível a música, de modo que, interna­mente, a pessoa reaja, mova-se com ela”.
O processo de musicalização deve destinar-se a todos, buscando de­senvolver esquemas de apreensão da linguagem musical. Durante esse pro­cesso, adquire-se uma sensibilidade que é construída num ambiente onde as potencialidades de cada indivíduo são trabalhadas e preparadas de modo a compreender e reagir ao estímulo musical.
Musicalizar é, ainda, como salienta Penna (1990, p. 22), “desenvolver os instrumentos de percepção necessários para que o indivíduo possa ser sensível a música, aprendê-la, recebendo o material sonoro/musical como significativo”.
Conforme afirma Penna (1990, p. 22), musicalização é um “processo bidirecional e integrado entre homem e mú­sica”. Esse processo ocorre dentro e fora da escola. Por isto, émuito importante levar em consideração as experiências que ocorrem no dia a dia nas situações informais em que o ser humano está inserido.
A vivência musical promovida pela musicalização permite na criança o desenvolvimento da capacidade de expressar-se de modo integrado, executando movimentos corporais enquanto canta ou ouve uma música. O canto é usado como forma de expressão e não como mero exercício musical.
O termo 'musicalização infantil' adquire então uma conotação espe­cífica,     caracterizando o processo de educação musical por meio de um conjunto de         atividades lúdicas, em que as noções básicas de ritmo, me­lodia, compasso, métrica,                                                   som, tonalidade, leitura e escrita musicais são apresentadas à criança por meio de      canções, jogos, pequenas danças, exercícios de movimento, relaxamento e prática de pequenos conjuntos instrumentais. (BRITO, 1998 apud JOLY, 2003, p. 116).

Para Feres (1989 apud JOLY, 2003, p. 116), "dizer que uma pessoa é musicalizada significa dizer que ela possui sensibilidade para os fenômenos musicais e sabe expressar-se por meio da música, cantando, as­sobiando ou tocando um instrumento etc".
Portanto, não somente as crianças podem ser musicalizadas, mas qualquer indivíduo de qualquer idade pode passar por esse processo de contato expressivo com a música, podendo ser em uma banda ou num coral.
De acordo com Stefani (1997), deve-se estar atento, no entanto, para o fato de a musicalização ser um processo constituído de elementos especificamente musicais. Um professor que canta com seus alunos durante a entrada na sala de aula está oferecendo um tipo de vivência, mas essa vivência não pode se limitar apenas a essa atividade. O professor bem fundamentado usa esses momentos de vivência cotidiana na escola conectados a outros momentos em que a criança tem a oportunidade de criar e/ou compreender conceitos musicais a partir da vivência.
Na rotina da educação infantil, pode ser incluída a música cantada em vários mo­mentos do dia, como hora da chegada com cumprimento, chamando cada um pelo nome; hora do lanche; hora da brincadeira; hora da história, sendo que esse não deve ser o único motivo para que o trabalho com a música seja realizado.
Além de cantar, a criança tem interesse, também, em tocar peque­nas linhas melódicas nos instrumentos musicais, buscando entender sua construção. Torna-se           muito importante poder reproduzir ou compor uma melodia, mesmo que usando                                     apenas dois sons diferentes e percebe o fato de que para cantar ou tocar uma melodia              é preciso respeitar uma ordem, à semelhança do que ocorre com a escrita das   palavras (BRASIL, 1998, p. 53).

Sempre que possível, deve-se realizar um momento de musicalizaçáo infantil, no qual o educador se programa para fazer uma abordagem musical mais significativa, utilizando os termos adequados para falar da música, dessa forma, desenvolvendo a inteligência musical da criança numa linguagem apropriada à idade.
O desenvolvimento pleno das potencialidades inclui o despertar da capacidade           auditiva. O ouvido sensível discrimina volume, intensidade e altura de sons, assim             como a pronúncia de sons articulados, o que é fundamental para a alfabetização... A                  frequência com que a criança é levada a ouvir e apreciar músicas de boa qualidade é                responsável direta pelo gosto pela música e, às vezes, pelo despertar de vocações (RIZZO, 1985, p. 242).

As crianças se relacionam de forma natural e intuitiva com a música, já que os sons e a música como forma de comunicação que representam, são algumas das principais formas de relacionamento humano.
A música é importante coadjuvante no trabalho psicomotor, inglês, aprendizagem de                números, cores, etc [...] música vai ajudar a acalmar as crianças [...] música vai            organizar as crianças [...] música alegra as crianças [...] música é excelente                                 marketing para a escola (ARAUJO, 2001, p. 23).

Precisa-se entender que a educação musical não visa à formação do músico profissional. O objetivo da música, entre outros, segundo Bréscia (2003, p. 181)  é auxiliar "no processo de apropriação, transmissão e criação de práticas músico-culturais como parte da construção de sua cidadania".
O objetivo primordial da educação musical é promover o acesso à multi­plicidade de manifestações musicais da cultura do país, permitindo a concepção de manifestações musicais de culturas mais distantes.
Além disso, o trabalho com música envolve a construção de identidades culturais das crianças, adolescentes e jovens e o desenvolvimento de habilidades interpessoais. Nesse sentido, conforme afirma Bréscia (2003, p. 181), é importante que a educação musical escolar “[...] tenha como propósito expandir o universo musical do aluno, isto é, proporcionar a vivência de manifestações musicais de diversos grupos sociais e culturais e de diferentes gêneros musicais dentro da nossa própria cultura”.
De acordo com Brito (2003), aprender música significa ampliar a capacidade perceptiva, expressiva e reflexiva com relação ao uso da linguagem musical, tão importante que no processo de musicalização, a preocupação maior seja com o desenvolvimento geral da criança, assegurado pelas aprendizagens de aptidões complementares àquelas diretamente relacionadas às musicais. É importante também, se­gundo a autora, que a escolha de cada um dos procedimentos musicais tenha por objetivo promover o desenvolvimento de outras capacidades nas crianças, além das musicais, tais como: capacidade de integrar-se no grupo, de auto afirmar-se, de cooperar, de respeitar os colegas e professo­res, de comportar-se de uma forma tolerante (respeitar opiniões e propostas dos que pensam diferente dela), de ser solidário e cooperativo em vez de competitivo, de ouvir com atenção, de interpretar e de fundamentar propostas pessoais, de comportar-se comunicativamente no grupo, de expressar-se por meio do próprio corpo, de transformar e descobrir for­mas próprias de expressão, de produzir ideias e ações próprias.
Joly (2003) enumera algumas razões importantes para justificar a inserção da música na escola:
O desenvolvimento das suas sensibilidades estéticas e artísticas o desenvolvimento    da imaginação e do potencial criativo, um sentido histórico da nossa herança       cultural, meios de transcender o universo musical de seu meio social e cultural, o                                desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor, o desenvolvimento da        comunicação não verbal. (JOLY, 2003, p. 117).

É importante destacar que a música deve estar presente na escola como um dos elementos formadores do indivíduo. Para que isso aconteça, é imprescin­dível que o professor, conforme explica Joly (2003, 118), "seja capaz dc observar as necessidades de seus alunos e identificar, dentro de uma programação de atividades musicais, aquelas que realmente poderão suprir as necessidades de formação desses alunos".
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998), o trabalho com música deve organizar-se de forma que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
a) ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
b) brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
c) explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo;
d) perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.
Na educação infantil, as crianças começam a vivenciar ritmos, gestos, jo­gos motrizes através de canções e danças. Os conteúdos são organizados em dois blocos, o fazer musical e a apreciação musical que abarcarão, também, questões referentes à reflexão. O fazer musical, segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998):
a) exploração e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos;
b) interpretação de músicas e canções diversas, participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;
c) reconhecimento e utilização expressiva, em contextos musicais das diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura (graves ou agudos), duração (curtos ou longos), intensidade (fracos ou fortes) e timbre (característica que distingue e personaliza cada som);
d) participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a im­provisação musical.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998), a apreciação musical refere-se à audição e à interação com músicas diversas:
a) escuta de obras musicais variadas;
b) participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais;
c) escuta de obras musicais de diversos gê­neros, estilos, épocas e culturas, da pro­dução musical brasileira e de outros povos e países;
d) reconhecimento de elementos musicais básicos: frases, partes, elementos que se repetem etc. (a forma);
e) dados sobre as obras ouvidas e seus compositores para começar seus conheci­mentos sobre a produção musical.
Na escola, a música pode acontecer por meio das inúmeras atividades, mas é mediante a musicalização, ou seja, o processo de desenvol­vimento da musicalidade, que esta tem acontecido. Construir materiais so­noros com as crianças é uma experiência prazerosa, lúdica e que traz muita aprendizagem. Tão importante quanto confeccionar instrumentos é poder fazer música com eles.
Portanto, a música na educação infantil é importante em todas as áreas de desenvolvimento e relaciona-se com outras atividades na rotina diária. Os conhecimentos produzidos na rotina diária através da música são reelaborados pelas crianças em suas vivências.
Assim sendo, é fundamental conhecer, aproximar e identificar a importância da educação musical, partindo das emoções e lógicas que guiam e constroem o envolvimento da criança com a música. Ao mesmo tempo, a expressão musical pode representar uma importante fonte de estímulos, na qual o professor pode refinar e despertar a sensibilidade da criança.

3 MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 Área de Estudo

O estudo foi realizado em uma escola municipal localizada na zona urbana, denominada Escola Municipal Paulo Pires Pereira, bairro Boa Nova III. A referida instituição foi fundada em 2001 na associação do bairro e em 2004 se instalou em prédio próprio.
A escola funciona em período integral, atendendo 283 alunos com idade entre 4 meses e 5 anos de idade. O quadro de funcionários é composto de 1 diretora, 1 coordenadora pedagógica, 1 secretária, 13 professores com formação superior, 13 Técnicos de Desenvolvimento da Educação Infantil (TDEIs), 2 Apoio Administrativo Educacional Nutrição, 1 Apoio Administrativo Educacional (vigia), 3 Apoios Administrativo Educacional (limpeza).

3.2 Metodologia

O procedimento metodológico envolveu a pesquisa bibliográfica através de autores e suas obras para a obtenção de informações capazes de ajudar no desenvolvimento da pesquisa e de campo desenvolvida pelo método indutivo que, de acordo com Lakatos (2006), partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas (conexão ascendente), ou seja, que fornece diversas informações sobre a importância da música como recurso pedagógico na Educação Infantil. As hipóteses formuladas foram testadas a partir do processo de inferência.
A abordagem do problema utilizada foi a quantitativa que, conforme Ruiz (2006), se caracteriza pelo uso da quantificação tanto na coleta quanto no tratamento das informações por meio de técnicas estatísticas. A análise quantitativa mede em percentual a importância da música na aprendizagem das crianças da Educação Infantil.
Com relação aos objetivos, a pesquisa se classifica como descritiva, pois, segundo Vergara (2007), tem como finalidade primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno, isto é, descreve as formas e metodologias adotadas para conhecer a importância do uso da música como recurso pedagógico.
O método de procedimento utilizado foi o monográfico, no qual foi realizado um estudo com determinados professores, com a finalidade de obter generalizações. Para Vergara (2007), qualquer caso estudado em profundidade pode explicar outros ou todos os semelhantes. Este método detalha o objeto da pesquisa que é a utilização da música como recurso pedagógico, o qual poderá dar um direcionamento a futuras pesquisas. E o estatístico que, segundo Martins (2002), permite obter, de conjuntos complexos, representações simples e constata se essas verificações simplificadas têm relações entre si. Através dos dados em percentuais, pode-se medir a opinião dos pesquisados sobre o tema proposto.
Foi aplicada a técnica de observação direta extensiva, através de questionários, composto com seis questões fechadas e dez abertas, tendo como objetivo averiguar se os professores utilizam a música como instrumento de apoio no processo de ensino aprendizagem e, posteriormente, foi realizada a tabulação dos dados com os tratamentos estatísticos relacionados para um melhor entendimento das informações coletadas.
A pesquisa envolveu doze professores, com faixa etária de 20 e 50 anos, pertencentes a escola em estudo. Os questionários foram entregues aleatoriamente aos pesquisados, no mês de agosto, contendo em anexo uma carta de apresentação com as informações sobre àpesquisa, bem como orientações sobre o preenchimento do questionário e o resguardo da identificação do pesquisado. Os questionários foram devolvidos no prazo estipulado. 

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

          Participaram do estudo 12 pesquisados, sendo que 92% são do sexo feminino; 41% têm idade entre 30 a 40 anos; 33% estão na área da educação entre 5 a 10 anos; 42% têm especialização como grau de formação e  67% atuam como professores na instituição pesquisada.
O gráfico 1 mostra que 100% dos pesquisados já participaram da cursos de capacitação que contribuíram para trabalhar com os alunos na área da musicalidade.

Gráfico 1: Participou de algum curso de capacitação na área da musicalidade

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

 

 

 

Fonte: Elaborado pelas Autoras a partir de dados obtidos da pesquisa.

          Todos os pesquisados já fizeram ou fazem curso de aperfeiçoamento na área de atuação e possuem o hábito de trabalhar a música em sala de aula.
O professor deve estar ciente da necessidade de formação, pois a capacitação tem como finalidade aperfeiçoar os conhecimentos dos professores, mas sempre valorizando seus saberes e seu modo de pensar.
Observa-se que os professores buscam cursos de aperfeiçoamento e veem a   necessidade de formação musical nos cursos de graduação que contemplem a música. Acredita-se que, através do conhecimento musical, torna-se possível que o professor desenvolva habilidades necessárias para atuar em sala de aula junto aos alunos no sentido de formá-los, com vistas à construção de uma identidade.
Ferreira (2002, p. 24) destaca que “a música na escola serve para dar vida ao ambiente escolar e favorecer a socialização dos alunos, além de despertar neles a criação e recreação”.
No gráfico 2, 100% dos pesquisados afirmaram que têm o hábito de usar música em sala de aula.

 

 

 

Gráfico 2: Utiliza música em sala de aula

                                                                                                                                                                                                                                                                 

 

 

 

 

 

Fonte: Elaborado pelas Autoras a partir de dados obtidos da pesquisa.

          Observa-se, nestas respostas, que os professores utilizam a música nas séries iniciais; acredita-se que, nesta fase, é possível perceber as dificuldades encontradas pelas crianças, desse nodo é de fundamental importância que o educador saiba as fases de desenvolvimento de cada criança, saiba quais são as habilidades que ela deve ter para cada fase, para assim poder trabalhar de forma mais segura, observa-se também que é nas escolas de educação infantil que o professor deve ter um olhar mais atento.
É fundamental dar às crianças uma orientação e instrumentos adequados e necessários para a sua auto-expressão, criatividade, a expressão de sentimentos e ideias, elementos imprescindíveis para elascontinuarem a aprender ao longo da vida e para um desenvolvimento harmonioso, coerente e saudável da sua personalidade.
Brito (2003, p.55) afirma que a criança precisa ser constantemente estimulada para o desenvolvimento de sua inteligência e a exploração de sua inquietação, pois “é, por natureza, inquieta. Sente necessidade de correr, pular, brincar. Ela, tendo espaço e oportunidade, naturalmente     executa seus movimentos”. Cabe à escola oferecer espaço e momentos para continuar e possibilitar este processo.
O gráfico 3 mostra que 33% dos pesquisados utilizam a música nas atividades e brincadeiras; 33% responderam que utilizam como elemento de interação e comunicação com as crianças; 18% afirmaram que utilizam de forma lúdica sem cobrança pedagógica; 8% disseram que utilizam para trabalhar o ritmo e harmonia; e 8% afirmaram que utilizam a música na rotina como na hora do lanche e entrada.

Gráfico 3: Como você a utiliza

 

 

 

 

 

 

 


Fonte: Elaborado pelas Autoras a partir de dados obtidos da pesquisa.

          Observa-se que todas as atividades citadas pelos entrevistados buscam trabalhar o desenvolvimento da criança de uma maneira integral. A música na educação infantil é importante em todas as áreas de desenvolvimento e relaciona-se com outras atividades na rotina diária; assim, é fundamental que o aluno saiba conhecer, aproximar e identificar a importância da educação musical, partindo das emoções e lógicas que guiam e constroem o envolvimento com a música; ao mesmo tempo, a expressão musical pode representar uma importante fonte de estímulos, na qual o professor pode refinar e despertar a sensibilidade da criança.
Brito (2003, p.54) afirma que:
O educador poderá trabalhar a música  na comunicação, expressão,  facilitando a aprendizagem, tornando o ensino mais agradável para a criança, fazendo com que a criança fixe assuntos com facilidades, de uma forma agradável.(...) trabalhar a música nas áreas da educação: na comunicação, expressão, facilitara a aprendizagem de forma mais agradável.

            No gráfico 4, 33% dos pesquisados afirmaram que a contribuição dada pela música no desenvolvimento afetivo da criança é a expressividade de seus sentimentos, sua afetividade;

33% não opinaram; 18% responderam que a contribuição é a fala e a coordenação motora; 8% responderam que é o desenvolvimento motor e cognitivo e 8% disseram que é a socialização.

Gráfico 4: Contribuição que a música oferece no desenvolvimento afetivo da criança da Educação Infantil

 

 

 

 

 

 

 


Fonte: Elaborado pelas Autoras a partir de dados obtidos da pesquisa.

            É importante brincar e cantar com as crianças, pois o vínculo afetivo que se estabelece nos grupos em que se canta é forte e significativo, pois, segundo Loureiro (2003), o ensino de música deve ter uma atenção especial e ser ofertado no nível da educação básica, principalmente na educação infantil, pois a música e os cantos infantis exercem papel fundamental na afetividade e socialização da criança estimulando seu desenvolvimento integral.
Para Oliveira (2008, p. 160), “A música favorece o equilíbrio afetivo da criança e contribui para o processo de apropriação de signos sociais”.
A música é. para a criança, um momento mágico, cantando, ela alimenta sua vida interior, liberando, assim, sua capacidade de criar e reinventar.
O gráfico 5 mostra que 100% dos pesquisados afirmaram que a escola oferece material para trabalhar a música.

 

Gráfico 5:  A escola oferece materiais para trabalhar a música

 

 

 

 

 


Fonte: Elaborado pelas Autoras a partir de dados obtidos da pesquisa.

            É fundamental o papel da escola no estudo da cultura musical, pois nela, como terreno de mediação, poderão ocorrer trocas de experiências pessoais, intuitivas e diferenciadas. Portanto a linguagem musical da escola contempla o trabalho vocal, a interpretação e criação de canções, os brinquedos cantados e rítmicos e a construção de instrumentos e objetos sonoros. Construir instrumentos musicais com as crianças, segundo Souza (2008), é uma alternativa de grande valor educativo, além da manipulação da atividade motora envolvida na ação de montar um objeto, ele compreende melhor que a característica do som depende da característica do instrumento.
No gráfico 6, 100% dos pesquisados afirmaram que consideram a música como um recurso pedagógico no auxílio do desenvolvimento da criança.

Gráfico 6: A música auxilia os professores no desenvolvimento da criança

                                                                                 

 

 

 

 

Fonte: Elaborado pelas Autoras a partir de dados obtidos da pesquisa.
A música possibilita ao professor conhecer a realidade das crianças, através das atividades de natureza lúdica como auxílio no conhecimento do aluno, por isso é um fator essencial e indispensável ao desenvolvimento da criança em sua totalidade, pois ao se trabalhar atividades que contribuem para o desenvolvimento infantil, através das brincadeiras e música, além de promover o desenvolvimento global, incentivam a interação e a formação de um cidadão crítico e reflexivo.
Joly (2003, p. 124-125) destaca que “a música é fator preponderante no processo de ensino e aprendizagem e que alguns fatores podem ser conside­rados importantes para o sucesso do professor”.
Conhecer o desenvolvimento cognitivo de cada idade e suas potencialidades proporciona uma direção para que o educador escolha de­terminada atividade e para que esta venha ao encontro de seus objetivos.
No gráfico 7, 42% dos pesquisados afirmaram que a música auxilia no desenvolvimento das habilidades sensoriais, motoras e a socialização; 42% responderam que auxilia no desenvolvimento motor e as linguagens; 8% disseram que auxilia na aproximação entre professores e alunos e 8% não opinaram.

Gráfico 7: Como ela pode auxiliar

                                                                                                                                                                                                                   

 

 

 

 

 

Fonte: Elaborado pelas Autoras a partir de dados obtidos da pesquisa.

          Com as atividades musicais, espera-se que a criança desenvolva a coordenação motora, a atenção, o movimento ritmado, conhecimento quanto à posição do corpo, direção a seguir e outros; participando do desenvolvimento em seus aspectos e sociais; desenvolva livremente a expressão corporal que favorece a criatividade; adquira hábitos de práticas  recreativas para serem empregados adequadamente nas horas de lazer; adquira hábitos de boa atividade corporal; seja estimulada em suas funções orgânicas, visando ao equilíbrio da saúde dinâmica e desenvolva o espírito de iniciativa, tornando-se capaz de resolver eficazmente situações imprevistas.
Souza (2008, p. 77) diz que, “a música  na educação infantil  favorece a autoestima, a socialização  o desenvolvimento o gosto e o senso musical das crianças e que cantando ou dançando, a música proporciona diversos benefícios e é uma grande aliada no desenvolvimento saudável da criançada”.
No gráfico 8, conforme respostas dos pesquisados, 75% responderam que utilizam a música para trabalhar com todas as áreas do conhecimento; 17% afirmaram que utilizam no desenvolvimento motor, na matemática, na linguagem, artes e ciências e 8% disseram que utilizam com a natureza e a arte.

Gráfico 8: Áreas do conhecimento você utiliza a música

 

 

 

 

 

 

 


Fonte: Elaborado pelas Autoras a partir de dados obtidos da pesquisa.

          As respostas confirmam a hipótese de que os mesmos estão utilizando o repertório para auxiliar em suas atividades, pois  a maioria dos pesquisados afirmaram que utilizam a música em todas as áreas do conhecimento, já que é a forma de comunicação que envolve a todos, facilitando seu relacionamento no meio social e, também, contribuindo para o desenvolvimento da linguagem bem como da coordenação motora.
A aprendizagem através da música, além de promover o gosto e o senso musical, favorece a expressão artística formando o ser humano com uma cultura musical desde criança, sendo capaz de usufruir da música, analisá-la e compreendê-la.
De acordo com Bréscia, (2003) a música vem desempenhando um papel muito importante no desenvolvimento do ser humano, seja no aspecto religioso, no moral, ou no social, contribuindo para aquisição de hábitos e valores que são indispensáveis a um cidadão no exercício da cidadania em uma sociedade.
O gráfico 9 demonstra que 100% dos pesquisados afirmaram que não existem dificuldades para se trabalhar a música na Educação Infantil.

Gráfico 9: Tem dificuldade para trabalhar a música na Educação Infantil

 

 

 

 

 

 


Fonte: Elaborado pelas Autoras a partir de dados obtidos da pesquisa.

          Percebe-se, nas respostas, que os professores não encontram dificuldades para trabalhar com a música nas aulas, desse modo, fica evidente que os mesmos reconhecem a necessidade e importância da música como recurso na aprendizagem do aluno.
De acordo com Bréscia (2003, p. 36), a “música tem a capacidade de acalmar, concentrar e discipli­nar. Temos na musicalização uma riqueza que deve ser explorada em sua totalidade”. Portanto, as ativ idades com música funcionam como ferramentas para que o educador consiga por meio delas auxiliar o aluno a aprender a aprender.
O gráfico 10 mostra que 100% dos pesquisados afirmaram que a música contribui no processo de socialização dos alunos.

Gráfico 10: A música é contribuidora no processo de socialização dos alunos

 

 

 

 

 

 


Fonte: Elaborado pelas Autoras a partir de dados obtidos da pesquisa.

          A música é um recurso pedagógico no desenvolvimento do educando, pois a mesma estimula a socialização e atenção, possibilitando que a criança  se relacione  melhor no meio em que vive.
Para Bréscia (2003, p. 81), “[...] o aprendizado de música, além de favorecer o desenvolvimento afetivo da criança, amplia a atividade cerebral, melhora o desempenho escolar dos alunos e contribui para integrar socialmente o indivíduo”.
A presença de atividades lúdicas na escola oferece amplas possibilidades para o constante desenvolvimento dos aspectos cognitivos e psicomotores da criança.
O gráfico 11 mostra que 34% dos pesquisados deram como sugestão confeccionar instrumentos sonoros com sucata; 17% sugeriram mais participação dos professores nas danças e coreografias para incentivar os alunos; 17% não opinaram; 8% sugeriram utilizá-la diariamente; 8% recomendaram utilizá-la na área educacional e no cotidiano do aluno; 8% deram como sugestão a utilização das brincadeiras de roda e 8% recomendaram mais variedade em DVD com coreografias.

 

Gráfico 11: Sugestão a indicar para o trabalho da música em sala de aula

 

 

 

 

 

 

 


Fonte: Elaborado pelas Autoras a partir de dados obtidos da pesquisa.

          Percebe-se que os profissionais sugeriram atividades que contribuem para o desenvolvimento infantil, através das brincadeiras, pois a música, além de promover o desenvolvimento global das crianças, incentiva a interação e a formação de um cidadão crítico e reflexivo.
As brincadeiras realizadas no cotidiano da escola através da musica, além de serem apropriadas para a função motora e recreativa, auxiliam também no desenvolvimento da aprendizagem, pois as atividades que envolvem música podem ser consideradas como meio  eficaz para promover a socialização dos alunos, uma vez que normalmente são realizadas em grupos e obedecem ao princípio da cooperação entre seus componentes, estimulando, assim, a criança no seu comportamento social.
Para Jeandot (1997, p. 54):
A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para                  a criança. Consequentemente, as brincadeiras musicais contribuem para reforçar                              todas as áreas do desenvolvimento infantil, representando um inestimável benefício                      para a formação e o equilíbrio da personalidade da criança.

Ouvir música, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, além de propiciar a vivência de elementos estruturais dessa linguagem. Através dos materiais sonoros, descobrem-se instrumentos, inventam-se melodias e ouve-se com prazer a música de todos os povos.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este estudo possibilitou a reflexão sobre o papel da música na Educação Infantil e a análise da mesma como um elemento de fundamental importância para o desenvolvimento/aprendizado da criança.
Conforme resultados da pesquisa, atingiram-se os objetivos propostos, visto que os professores pesquisados utilizam a música como instrumento de apoio no processo de ensino aprendizagem e que os mesmos não têm dificuldades para trabalhar com música na Educação Infantil. Constatou-se, ainda, que a música é ótima contribuidora no processo de socialização dos alunos.
Percebeu-se também, no decorrer do trabalho, que a música é uma linguagem presente no dia a dia do indivíduo, portanto, os educadores precisam refletir sobre o valor do ensino da música nas escolas. A vivência musical promovida pela musicalização permite na criança o desenvolvimento da capacidade de expressar-se de modo integrado, por meio do brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
Nesse sentido, a música desenvolve na criança sensibilidade, criativi­dade, senso crítico, ouvido musical, prazer em ouvir, expressão corporal, imaginação, memória, atenção, concentração, respeito ao próximo, auto­estima, enfim, uma infinidade de benefícios são proporcionados a ela, que passa pela experiência e pela vivência dos momentos de educação musical.
Esse trabalho pode efetivamente auxiliar educadores que acreditam que podem fazer a diferença na vida de seus alunos e tenham na musicalidade uma aliada permanente no processo de ensino aprendizagem.

DIAGNOSIS OF USE MUSIC AS EDUCATIONAL RESOURCE
IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION

ABSTRACT

This study aimed to identify whether teachers use music as a teaching resource in the teaching-learning and socialization of children's education. For both methods were used inductive, monographic and statistician, for data collection technique extensive direct observation proved necessary, through the research instrument questionnaire containing open and closed questions. At the end of the survey can be seen that the teachers surveyed use music as a tool to support the process of teaching and learning that they have no trouble working with music in kindergarten. It was further observed that, the music is great contributor in the teaching learning process of students. So music, besides contributing to the diverse knowledge are more easily apprehended by the student, makes him develop his creativity, his subjectivity and autonomy.

 Keywords: Development. Early Childhood Education. Music

REFERÊNCIAS

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BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais. Ministério da Educação. Temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para a educação infantil.Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.

BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003.

FERREIRA, Martins. Como usar a música na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.

JEANDOT, Nicole. Explorando o Universo da Música. 3Ed. São Paulo: Scipione, 1997.

JOLY, Ilza Zenker Leme. Musicalização infantil na formação do professor: uma experiência no curso de pedagogia da UFSCar. Série Fundamentos da Educação Musical, Salvador, n. 4, p. 115-125, out. 2003.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2006.

LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. Campinas: Papiros, 2003.

MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações. São Paulo: Atlas, 2002.

OLIVEIRA, Zilma Ramos. Educação infantil: fundamentos e métodos.  São Paulo: Cortez, 2008.

PENNA. Maura. Reavaliações e buscas em musicalização. São Paulo: Loyola, 1990.

RAMIN, Célia Souza de A.(et al). A música como elemento facilitador na interação docente-aluno. Docentes do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, 2002. Disponível em : www.proceedings.scielo.br. Acessado em 24 de ago de 2012.

RIZZO. Gilda. Educação pré-escolar. Rio de Janeiro: F. Alves, 1985.

SOUZA, Cássia Virgínia Coelho de. Linguagens na educação infantil: Linguagens Artísticas. Cuiabá: UFMT, 2008.

STEFANI, Gino. Para entender a música. Rio de Janeiro: Globo, 1997.

VALLIN, Viviane Chiarelli. Musicalização : Disponível em : www.bomjesus.br. Acessado em 24 de ago de 2012.

APÊNDICE A – Carta de Apresentação

Prezado (a) professor (a)

Cursamos a Pós-graduação em Educação Infantil da Faculdade de Alta Floresta (FAF), precisamos realizar uma pesquisa com o título DIAGNÓSTICO DO USO DA MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL”.
O questionário é bem simples e objetivo, gostaríamos que respondesse com  sinceridade, que não deixasse nenhuma resposta em branco e também que fique bem  claro que não precisa se identificar.
Gostaríamos também que soubesse que nosso sucesso depende exclusivamente da seriedade de suas respostas.
Obrigada pela consideração.

Natalia Ribeiro de Sousa

 Roseli Vieira da Silva

Rosenilda Cruz dos Santos de Freitas

 

 

APÊNDICE B –
Questionário
1 Qual é o seu sexo?
(  )masculino   (  ) feminino
2 Quantos anos você tem?
(  ) de 15 à 20 anos                 (  ) de 20 à 25 anos
(  ) de 25 à 30 anos                 (  ) de 30 à 40 anos    
(  ) de 40 à 45 anos                 (  ) mais de 45 anos
3  A quanto tempo trabalha na área da educação?
(  ) de 1 à 5 anos                     (  ) de 5 à 10 anos
(  ) de 10 à 15 anos                 (  ) mais de 15 anos
4 Qual a sua formação?
(  ) Ensino médio completo    (  ) Superior cursando
(  ) Superior completo            (  ) Especialização
(  ) Cursando Especialização  (  ) Pós-graduação
(  ) Mestrado                          (  ) Doutorado
5 Você atua como professor ou auxiliar?
___________________________________________________________________________6 Você já participou de algum curso de capacitação,no qual ajudou para trabalhar com os alunos na área da musicalidade?
(   ) sim                       (   ) não
7 Você tem o hábito de usar música em sala de aula?
(   ) sim                       (   ) não
8 Em caso de resposta sim na questão anterior, como você a utiliza?
___________________________________________________________________________
9 Em sua opinião qual é a contribuição que a música oferece no desenvolvimento afetivo da criança da Educação Infantil?
___________________________________________________________________________
10 A escola oferece materiais para trabalhar a música?
(   ) sim                       (   ) não
11 Você considera a música um recurso pedagógico para auxiliar os professores no desenvolvimento da criança?
(   ) sim                       (   ) não
12 Em caso de resposta sim na questão anterior, como ela pode auxiliar?
___________________________________________________________________________
13 Em quais áreas do conhecimento você utiliza a música?
___________________________________________________________________________
14 Você tem alguma dificuldade para trabalhar a música na Educação Infantil?
(   ) sim                       (   ) não
15 Na sua opinião, a música é contribuidora no processo de socialização dos alunos?
(   ) sim                       (   ) não
16 Você tem alguma sugestão a indicar para o trabalho da música em sala de aula?
___________________________________________________________________________

 

Docente no curso de Pedagogia. Acadêmica do Curso de Especialização lato sensu em Educação Infantil da Faculdade de Alta Floresta – FAF, em  Alta Floresta-MT.

Docente no curso de Pedagogia. Acadêmica do Curso de Especialização lato sensu em Educação Infantil da Faculdade de Alta Floresta – FAF, em  Alta Floresta-MT.

Docente no curso de Pedagogia. Acadêmica do Curso de Especialização lato sensu em Educação Infantil da Faculdade de Alta Floresta – FAF, em  Alta Floresta-MT.

Orientadora. Profª  Esp. em Psicopedagogia com ênfase em Educação Infantil pela AJES e Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Alta Floresta-FAF, em Alta Floresta - MT.

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©️ REFAF 2020 - Revista Eletrônica Multidisciplinar da Faculdade de Alta Floresta - ISSN: 2238-5479