DIAGNÓSTICO DO USO DA MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Natalia Ribeiro de Sousa, Roseli Vieira da Silva, Rosenilda Cruz dos Santos de Freitas, Olímpia T. da Silva Henicka

Resumo


O presente estudo teve como objetivo identificar se os professores utilizam a música como recurso pedagógico no ensino-aprendizagem e na socialização das crianças da educação infantil. Para tanto, utilizaram-se métodos indutivo, monográfico e estatístico; para a coleta de dados, a técnica de observação direta extensiva se mostrou necessária, através do instrumento de pesquisa questionário, contendo perguntas abertas e fechadas. Ao final da pesquisa, pode-se perceber que os professores pesquisados utilizam a música como instrumento de apoio no processo de ensino aprendizagem e que os mesmos não têm dificuldades para trabalhar com música na Educação Infantil. Constatou-se, ainda, que a música é ótima contribuidora no processo de ensino aprendizagem dos alunos. Assim, a música, além de contribuir para que os diversos conhecimentos sejam mais facilmente apreendidos pelo aluno, faz com que ele desenvolva sua criatividade, sua subjetividade e sua autonomia.


Texto completo: PDF HTML

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


©️ REFAF 2020 - Revista Eletrônica Multidisciplinar da Faculdade de Alta Floresta - ISSN: 2238-5479