CONCEPÇÃO DE MEIO AMBIENTE DOS EDUCANDOS DA 3ª FASE DO 2º CICLO DAS ESCOLAS ESTADUAIS E URBANAS DE ALTA FLORESTA – MT

Marilaine de Castro Pereira MARQUES, Ademilso de Oliveira SAMPAIO, Rosangela Esperantio CELANTI

Resumo


Na contemporaneidade cabe à escola oportunizar a construção de conhecimentos, atitudes e valores inerentes à formação humana e ao exercício da cidadania.  Em relação ao meio ambiente, que concepções os educandos das Escolas Estaduais (E.E.) e urbanas de Alta Floresta possuem? Para responder a essa questão realizou-se pesquisa de fevereiro a junho de 2012, em 60% das E.E. urbanas de Alta Floresta, com 50 % dos educandos da 3ª fase do 2º ciclo de cada unidade de ensino. O universo amostral foi constituído por 180 estudantes. Tanto as escolas quanto os sujeitos da pesquisa foram selecionados por sorteio. O trabalho foi realizado sob a abordagem qualitativa, conforme proposições de Ludke e André (1986) e a coleta de dados ocorreu por meio de questionários constituídos por questões abertas. A classificação de ambiente de Reigota (1997) foi a referência para organizar as categorias de análise a respeito das concepções de ambiente dos pesquisados. Dos pesquisados 75,56% apresentaram concepção antropocêntrica, 17,22% apresentaram concepção naturalista e nenhum dos pesquisados ofereceram respostas de acordo com a concepção globalizante; 53% são do sexo feminino e 47% do sexo masculino; 65% informaram que têm aulas de educação ambiental regularmente, 25% que às vezes e 10% que raramente; 20% dos pesquisados informaram que os professores de todas as disciplinas trabalham as questões ambientais. Os resultados desse trabalho podem interessar os profissionais que se dedicam ao ensino e à formação de professores, tendo em vista que meio ambiente é uma das questões urgentes do século XXI, que deve ser abordado transversalmente às disciplinas do currículo escolar.


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