O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) E SEUS REFLEXOS NA FACULDADE DE ALTA FLORESTA (FAF)

Anderson de Souza Azevedo, Aparecida Garcia Pacheco Gabriel, Reginaldo Santos de Novais

Resumo


O reflexo dos resultados da avaliação da educação superior brasileira, realizado pelo Ministério da Educação tem despertado muitos julgamentos divergentes. Devido a isso, buscou-se estudar esses reflexos na Faculdade de Alta Floresta. Os dados apurados foram todos pesquisados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), além de pesquisa bibliográfica. Verificou-se que a Faculdade de Alta Floresta tem obtido sempre conceito 2 no Índice Geral de Cursos (IGC), e os cursos de Pedagogia e Ciências Contábeis têm obtido sempre conceito 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC). Apenas o curso de Administração obteve conceito 3 no último CPC divulgado. Pode-se perceber que há fragilidades no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), relacionadas principalmente à falta de comprometimento do aluno em relação ao exame, o que afeta todo o sistema de avaliação, que é baseado, em sua maior parte, na nota do ENADE. Por outro lado, se não houvesse a avaliação, a qualidade dos cursos superiores poderia ficar em níveis muito abaixo do esperado. Percebe-se, então, que apesar das fragilidades e falhas existentes no SINAES, este é extremamente necessário.


Texto completo: PDF HTML

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


©️ REFAF 2020 - Revista Eletrônica Multidisciplinar da Faculdade de Alta Floresta - ISSN: 2238-5479