O PROFESSOR COMO PROFISSIONAL CRÍTICO E REFLEXIVO FRENTE AO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: SUA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO

Sandra Maria Zuquelo TAVARES, Edilton Alves SILVA, Ademilso Sampaio OLIVEIRA

Resumo


Teve-se por objetivo apresentar a percepção dos professores da Escola Estadual Dr. Mario Correa da Costa de Paranaíta/MT sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Para a realização desta pesquisa, a metodologia utilizada foi o método hipotético dedutivo e sua amostragem foi probabilística aleatória, no período de fevereiro a março de 2013. Foram distribuídos quinze questionários, com vinte perguntas cada um e seus resultados apresentados através de gráficos. Sabe-se o quanto é importante para o educador ter conhecimento sobre dispositivos legais que envolvem seu fazer profissional, bem com os que dizem respeito à criança e ao adolescente. No processo ensino aprendizagem é importante analisar, refletir as capacidades que se pretende desenvolver nos alunos, para isso nada melhor do que analisar o educando de forma integral, a luz da legislação. Facultando-lhe o desenvolvimento físico, mental, espiritual e social. Na escola pesquisada os professores conhecem a legislação pertinente, todavia no momento de instrumentalizar-se dela para auxílio, ou seja, como elemento facilitador no âmbito escolar, surgem alguns receios, mostrando que ainda existem dúvidas quanto aos encaminhamentos nos casos de violação de direitos.


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