A IMPORTNCIA DA PARTICIPAO DA FAMLIA NA VIDA ESCOLAR DOS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS, SEGUNDO PROFESSORES DA ESCOLA NILO PROCPIO PEANHA DO MUNICPIO DE ALTA FLORESTA MT

MOREIRA, Andreia da Silva[1]

JESUS, Marcelino[2]

DARIENSO, Sibila Jessye[3]

 

 

 

RESUMO

O presente estudo tem como objetivo geral verificar a importncia da participao familiar no cotidiano escolar para que se possa obter um melhor desempenho de ensino aprendizado e, como objetivos especficos, analisar a importncia da famlia na educao dos filhos, verificar como a famlia e professores podem contribuir na aprendizagem dos educandos, constatar se o rendimento escolar dos alunos cuja famlia no participativa na escola baixo e levantar o porqu de os pais no incentivarem estudos na escola. Para a realizao desse trabalho, foi utilizada a tcnica de observao direta extensiva, que a tcnica de questionrios, para saber a opinio de 08 professores dos anos iniciais (1 ao 5) da escola Nilo Procpio Peanha. O questionrio contm 15 perguntas, abertas e fechadas, posteriormente tabuladas e apresentadas em grficos. Nos resultados dessa pesquisa, foi constatado que os pais esto se ausentando do ambiente escolar, pois so poucos os que vo a eventos que a escola proporciona e os professores concordam que esta no participao est afetando o desempenho escolar dos alunos, que precisam do auxlio da famlia no processo de educar e no o tem.

 

Palavras - chaves: Pais Instituio Escolar Ensino

1 INTRODUO

A participao da famlia consangunea e da famlia constituda na vida escolar dos alunos, principalmente nos anos iniciais, base de uma educao futura, de sumria importncia para que se possa obter uma melhor atuao no processo de ensino aprendizado. Dessa forma, importante que a famlia sempre esteja em interao com a escola, pois esta, sozinha, no consegue assumir a funo de educar e ensinar. Os responsveis devem participar de reunies escolares, incentivar a leitura, auxiliar nos deveres de casa, reservar um tempo para estudo, dialogar com seus filhos, esclarecer dvidas e conhecer os professores dos mesmos.

A funo do professor de transmitir informaes e conhecimentos educativos no s depende da forma como transmitido metodologicamente e didaticamente, mas tambm da forma como os pais se envolvem e participam na ao educativa dos filhos. Para que o trabalho do professor no processo educativo tenha bons resultados, necessria uma ao conjunta com os pais, sempre vigilante no desenvolvimento do aluno, atravs de correes de tarefas dirias, atento ao bom comportamento do aluno dentro da sala de aula e aproximao da famlia do aluno. Para o professor, necessrio ter a conscincia de que no se deve fazer interveno nos assuntos da famlia do aluno, mas conhecer o ambiente de onde ele vem e observar seu comportamento nas relaes sociais. Professores e famlias tm suas responsabilidades no processo de educar e no se devem transferi-las para os outros.

Acredita se que, seguindo os passos descritos acima, possa se obter resultados satisfatrios mediante o rendimento escolar dos alunos cuja famlia participativa.

 

2 EMBASAMENTO TERICO

Nos dias atuais, a ausncia da famlia, seja ela consangunea ou constituda, na escola to grande que rgos educacionais esto se preocupando em realizar palestras com enfoque na famlia, a fim de traz-la para a escola, pois esto sentindo que a falta dela est acarretando o mau desempenho escolar dos alunos e aumentando, assim, o fracasso escolar.

De acordo com Lpez (2009, p.20), so os pais os principais responsveis pela educao dos seus filhos e tal responsabilidade no se pode passar para outrem. Para o autor, na educao deve-se ter autoridade na hora de educar, devendo os pais ser firmes na hora de impor suas vontades, visto que os filhos, desde cedo, conhecem os limites dos adultos e tentam manipul-los para manter suas vontades; preciso, tambm, dizer no em alguns momentos, mas sem deixar de respeitar a personalidade dos filhos. Lpez (2009) diz que:

preciso incutir nas crianas pequenas, ainda desprovidas de raciocnio lgico e de participao responsvel no estabelecimento de normas, hbitos de conduta, como vestir-se, dormir, comer, cuidar da higiene, deslocar-se etc, com afeto mas tambm com firmeza em sua aplicao. (LPEZ 2009 p,17)

Para Rossini (2008, p.19), na hora de educar preciso impor limites s crianas, dizendo no em alguns momentos, uma vez que, ao se dizer sempre sim, criana cresce pensando que pode fazer tudo e acaba se tornando pessoa que encontra dificuldades de encarar a realidade e as frustraes, tornando-se assim, no futuro, uma pessoa com dificuldade de guiar sua prpria vida. Fala, ainda, que a criana est a todo o momento observando os pais, responsveis, professores, enfim, todos os adultos, ento importante que, sabendo disso, os adultos, na hora de agir, lembrem que eles so o espelho para as crianas.

Ainda se tratando da educao familiar, Zagury (2003, p.36) fala sobre a noo de valores e, segundo a autora, cada pai e me devem ir mostrando aos filhos o que pode ou no fazer numa sociedade, j que essa funo de responsabilidade dos familiares e esta responsabilidade no se pode delegar aos outros. A escola um estabelecimento que muito ir contribuir com os familiares no sentido de educar, mas nunca poder substitu - los.

Segundo Cunha (2010, p.449), qualquer que seja a posio social dos pais, eles no querem que a escola apenas ensine seus filhos, mas sim que eduque transmitindo valores morais, padres de comportamento e princpios ticos.

A mudana da famlia tradicional em que, antes a responsabilidade de cuidar dos filhos ficava a cargo das mes, e o sustento da casa sendo responsabilidade dos pais, hoje pai e me trabalham para adquirirem um poder aquisitivo melhor, e ficando seus filhos sem ningum para cuidar, esta famlia moderna escolhe por contratar bab ou por seus filhos na creche e pr-escola e, sobrecarregados com o horrio de trabalho, no d a devida ateno aos seus filhos.

Conforme Lpez (2009, p.25), a responsabilidade da famlia na educao no pode desaparecer, porque a escola no fica todo o tempo com o aluno, ento necessrio que os familiares busquem um tempo dirio para dar a devida ateno aos seus filhos, sendo que as crianas tm a necessidade de contar o que realizam na escola, as amizades que fazem e as inquietudes que tiveram.

Sampaio (2011, p.70) diz que essa ateno dos pais para com seus filhos tambm importante; para a autora, de grande importncia que os pais instiguem o pensamento do filho, escutando suas indagaes, ajudando-os a pensar com autonomia, ouvindo seus questionamentos, respeitando suas escolhas e fazendo com que sejam responsveis por elas.

Para a autora, este estmulo ao pensamento no acontece em algumas famlias, evitando assim que a criana possa questionar, refletir e fazer suas escolhas, isto pode contribuir negativamente na aprendizagem da criana, seja na realizao de pesquisa, texto ou interpretao do mesmo, e tambm mostrando insegurana nas brincadeiras e atividades em grupos, evitando assim a socializao.

J a autora Zagury (2003, p.40) tem o entendimento da importncia do ser humano se sentir amado. Segundo ela :

O ser humano, por natureza, tem o desejo de sentir se amado, aprovado, e elogiado. Portanto, temos de aproveitar esse aspecto em prol da boa formao de nossas crianas. Quando o elogio vem da mame ou do papai ento ... ai mesmo que elas do o maior valor! (ZAGURY, 2003, p.40).

Dentre esses e outros motivos, a unio das famlias, consangunea e constituda, e escola de fundamental importncia na aprendizagem, uma vez que alguns alunos apresentam dificuldade e o professor, tendo muitos alunos em sala, no consegue fazer com que todos os alunos fiquem no mesmo nvel de aprendizagem. Desse modo, famlia na escola, uma complementando a outra, de fundamental importncia. Para Lpez (2009):

O contato entre a famlia e a escola necessrio em qualquer idade, durante os primeiros anos ele ter de ser bem mais intenso para coordenar as atividades educativas que permitam a rpida aquisio dos hbitos propostos. Sero identificados possveis cimes, atrasos de maturidade e dificuldades sensoriais (viso, audio...) que muitas vezes a escola consegue detectar com maior clareza que a famlia, o que pode exigir atuaes imediatas para evitar seu agravamento. (LPEZ 2009, p.27).

Para Lpez (2009, p.77), as famlias devem contribuir com a escola, devendo mostrar-se interessadas pelos deveres que seus filhos fazem na escola, conversar com professores para ter informao constante sobre o processo educativo concretizado na instituio escolar, dar a cooperao que lhes for estabelecida por parte dos educadores para tornar mais eficaz a ao escolar e, tambm, respeitar os conhecimentos e as habilidades que a instituio proporciona.

Para o autor, os professores, ao fazerem o planejamento das aulas, devem incluir e considerar a participao dos pais nestas atividades uma vez que o aluno, ao sair da escola, responsabilidade dos pais auxiliar seus filhos nestes deveres para que a aprendizagem se concretize.

Conforme Rossini (2008, p.41), independente da famlia que a criana tem, seja ela nuclear ou monoparental, os responsveis pela criana, quase sempre desprovida de amor, afeto e segurana, deve assumir sua responsabilidade de educar e tambm contribuir com a escola, uma vez que, independente do estado civil dos pais, os mesmos tem a obrigao de ser pai e me e ajudar nossas crianas em suas necessidades e ficar atento nas fases que ocorrem na vida dos filhos primeira infncia, adolescncia entre outras.

Para Rossini (2008, p. 42), fundamental que nossos filhos possam contar conosco, com nossa disponibilidade para conversar, mostrar os caminhos com segurana, firmeza e equilbrio. Sabendo que, como j foi dito acima, as famlias esto delegando a educao dos filhos a escola estando assim os professores envolvidos, estes assumem um papel importantssimo na vida destas crianas.

Para Lpez (2009, p. 171 e 172), sabendo que o aluno fica na escola um longo perodo, o professor deve ter responsabilidades imprescindveis. As atividades docentes precisam ser congregadas em quatro grandes categorias: as estritamente didticas, as de orientao, as vinculadas ao contexto social e as ligadas formao permanente. No planejamento das atividades estritamente didticas, o professor deve atender as necessidades dos educandos e da instituio escolar, deve prender a ateno dos estudantes, transmitir-lhes informaes, avaliar o aprendizado adquirido, estabelecer as atividades de aplicao pessoal e de grupo, entre outras.

O docente, ao orientar o aluno na sua vida pessoal e escolar, deve respeitar sua cultura. Sendo assim, os pais devem ser informados sobre a situao do filho e tambm o professor dever pedir sua contribuio para uma melhor educao escolar.

O educador tambm adquire um compromisso social com sua profisso, j que, na maioria das vezes, tem uma dedicao complementar ao horrio tradicional de trabalho, e suas implicaes transcendem a atuao sobre os educandos da sala, tendo implicaes sociais.

Na categoria de formao permanente, a educao, como as demais carreiras, solicita uma atualizao constante para que se possa trabalhar seguindo os progressos cientficos favorveis ao ensino, tanto nos conhecimentos que sero prestados como ao que diz respeito s dimenses psicopedaggicas que auxiliam a reconhecer os processos de ensino aprendizagem. Sendo assim, o educador deve sempre estar se capacitando e profissionalizando.

Segundo Rossini (2008, p.44), a figura do professor de extrema importncia na formao de crianas e dos jovens:

A famlia de hoje conta muito com a escola, ou seja, com seus professores na formao das crianas e dos jovens. Ela precisa estar informada sobre a linha de conduta que a escola tem para com seus filhos e, o que fundamental, concordar com esta linha: preciso falar a mesma lngua. (ROSSINI 2008, p. 44).

Sampaio (2011, p. 61) diz que indispensvel que o docente seja algum capaz de no somente transmitir conhecimento, mas tambm de construir com o aluno este conhecimento, transmitindo emoes e valores, para que o aluno no permanea enrijecido com os sentimentos gerados pelas dificuldades que enfrenta e seja capaz de descobrir que existem outras formas de passar por estes sentimentos.

A participao da famlia na escola contribui muito com a melhora do rendimento escolar dos alunos. Quando o aluno vai mal na escola o jogo do empurra-empurra comea, Gentile,(s.d.) enfatiza que:

Quando as notas so altas e tudo vai bem, ningum pensa em discutir a relao. Se o boletim e o comportamento deixam a desejar, comea o jogo de empurra. Professores culpam a famlia desestruturada, que no impe limites nem se interessa pela educao. Os pais, por sua vez, acusam a escola de negligente, quando no taxam o prprio filho de irresponsvel. Nessa briga nada saudvel, a nica vitima o aluno. (GENTILE,s.d.).

Sampaio (2011, p. 27) afirma que no apenas o bom desenvolvimento cognitivo que implica uma boa aprendizagem. Fatores de ordem afetiva e social tambm influem de forma positiva ou negativa nesta aprendizagem.

Portanto, importantssimo o afeto da famlia e dos docentes para que a aprendizagem acontea, principalmente no momento dos deveres de casa, que professores passam e necessitam da ajuda dos pais para auxiliar seus filhos nesses estudos fora da escola. Para Lpez (2009, p. 147), tem de ser vista nos deveres de casa uma oportunidade de aplicao dos conhecimentos adquiridos na sala de aula, e tambm a possibilidade de adquirir aprendizados que, por diversos motivos, no foram bem sucedidas na escola.

Para o autor, os familiares tm, no momento dos deveres de casa, uma chance de conversar com seus filhos e auxili-los, sem que isso implique liber-los do empenho de aprender por conta prpria.

Devem, tambm, aps a sada da criana da escola, reservar o tempo entre deveres de casa, para brincar e tambm para convivncia familiar e com amigos. E, para a realizao desses deveres, necessrio que os pais encontrem um lugar em casa adequado. A autora Lpez (2009, p. 143) diz que a principal fonte da educao a relao e o contato cotidiano entre pais e filhos:

Entre essas atividades extracurriculares devem figurar sempre, em primeiro plano, a relao, o contato cotidiano entre pais e filhos; essa a principal fonte de educao, que nunca ser substituda por nenhuma outra atividade, por mais moderna e sofisticada que seja. (LPEZ 2009, p. 156).

Gentile (s.d.) tambm descreve a atuao da famlia nos estudos em casa. Para a autora, ningum quer exigir que em casa sejam ensinados contedos de matemticas e cincias. Mas cabe aos pais verificar se a lio foi feita e elogiar quando o menino ou a menina calcula certo o troco do sorveteiro.

De acordo com Sampaio (2011, p.80), existem filhos que sentem o carinho dos pais e a aprendizagem acontece de forma prazerosa, mas existem tambm filhos que percebem que a nica maneira de contar com este carinho e ateno quando no aprendem.

H pais que no conseguem dar carinho a seus filhos, seja por ter tido pais autoritrios ou por chegar em casa cansados do trabalho ou por vrios outros motivos, e isso se reflete no rendimento escolar de seus filhos.

Para Sampaio (2011, p. 86-87), no de uma hora para outra que criado o vinculo afetivo familiar, mas este deve ser cultivado desde a primeira infncia, respondendo a seus interminveis porqus, respondendo com calma s muitas contra-argumentaes, quando se probe a criana de fazer algo e se mostrando interessado no s pelas notas do boletim escolar mas pelo dia a dia escolar do filho.

Os familiares devem, portanto, se colocar disposio para auxiliar o filho nas tarefas escolares sempre que o mesmo necessitar e sempre estar abertos ao dilogo, pois, para o autor, manter o dilogo aberto imprescindvel para uma boa relao familiar. Com ele, os pais conhecem a maneira de pensar dos filhos, como aprendem ou quando tm dificuldade, o que gostam e o que no gostam. Sendo assim, essa cooperao de famlia e escola, contribuindo uma com a outra e fazendo cada uma a sua parte, pode levar ao sucesso no rendimento escolar dos alunos.

 

3 MATERIAIS E MTODOS

Na realizao da pesquisa, foi utilizado o mtodo de abordagem hipottico-dedutivo, em que se formulam hipteses para, posteriormente, serem examinadas pelo processo de inferncia dedutiva. E tambm o monogrfico, tambm conhecido como estudo de caso.

Foram pesquisados 08 professores dos anos iniciais (1 ao 5). Foi utilizado um questionrio constitudo de 15 perguntas sendo elas abertas e fechadas. Todos os questionrios foram devolvidos e devidamente respondidos, estes foram lidos, tabulados atravs de regra de trs simples e apresentados em grficos.

A instituio educacional pesquisada foi a escola Nilo Procpio Peanha, localizada no municpio de Alta Floresta MT, no ano de 2013.

 

 

 

 

 

4 RESULTADOS E DISCUSSO

Esta pesquisa tem a finalidade de analisar a participao da famlia na vida escolar dos alunos da escola Nilo Procpio Peanha e qual o rendimento dos alunos que no tm essa participao.

De acordo com as perguntas 1, 2, 3, 4 e 5, que dizem respeito ao sexo, idade, formao acadmica, tempo de trabalho na escola e turma com a qual trabalha, constatou-se que 87% so do sexo feminino e 12,5 % do sexo masculino; 50 % dos pesquisados tm idade entre 31 a 40 anos e 50 % tem mais de 41 anos. 87,5 % possuem formao acadmica em pedagogia e 12%, magistrio. Os profissionais que trabalham na escola h menos de 5 anos correspondem a 50 % e os que trabalham h mais de 11 anos correspondem a 50 %; 37,5 % leciona no 1 ano; 12,5 %, no 2 ano; 37,5 %, no 3 e 4 ano e 12,5 %, no 5 ano.

As informaes das perguntas a seguir foram organizadas em grficos e esto listadas a seguir apresentando os resultados.

O grfico 1 teve a funo de analisar com os entrevistados se os profissionais esto se preocupando com a educao no Brasil e 87,5% responderam que sim e 12,5% responderam que no, conforme grfico abaixo.

Grfico 1: Na sua opinio, os profissionais da educao esto se preocupando com a educao no Brasil?

Fonte: MOREIRA, Andreia da Silva Questionrio. Alta Floresta/ MT. 2013

 

Como mostrado no grfico, a preocupao dos profissionais da educao positiva. Atualmente so varias as iniciativas adotadas para melhorar o processo educacional, que vo desde a alfabetizao at a formao acadmica. Este resultado vai de encontro ao que afirma Cunha (2010, p. 4) segundo ele as polticas pblicas tm procurado sanar os problemas educacionais , de modo que o acesso escola tende a ser um beneficio ao alcance de todos, pelo menos no nvel elementar, permanecendo a seletividade nos nveis superiores de escolaridade. Vendo que os profissionais da educao esto se preocupando com a educao, procurou-se saber como anda essa preocupao na escola e famlia. Nesse sentido, foi perguntado aos entrevistados se para eles a educao familiar importante. Todos eles concordam que sim, sendo que 50% responderam que sim porque a base da educao e 50% responderam que sim porque nela que se formam os valores, conforme grfico abaixo.

Grfico 2: A educao familiar importante?

Fonte: MOREIRA, Andreia da Silva Questionrio. Alta Floresta/ MT. 2013

 

Os professores esto de acordo que a educao familiar de suma importncia, pois, sabe-se que desde o nascimento, ou seja, no meio familiar, a criana j comea as suas primeiras aprendizagens e ao crescer se formam valores e esta primeira educao acontece na famlia. Estes dados podem ser confirmados de acordo com Sampaio, quando afirma que:

no mbito familiar que o sujeito inicia suas primeiras aprendizagens. Aprende a sugar no seio da me, a rolar no bero, a levantar a cabecinha, o tronco, a sentar, a comer de colherinha, a engatinhar, a dizer as primeiras palavras, a andar, a cantar, a danar. Todas estas conquistas so presenciadas primeiramente pela famlia que passa a dar-lhe estmulos, almejando que a criana conquiste cada vez mais novas habilidades. (SAMPAIO, 2011, p. 69).

Sabendo dessa importncia da educao familiar, perguntou-se aos docentes se a famlia est participando da escola, sendo que 100% responderam que muito pouco, conforme grfico abaixo.

Grfico 3: A famlia dos alunos esta participando da escola?

Fonte: MOREIRA, Andreia da Silva Questionrio. Alta Floresta/ MT. 2013

 

Percebe-se que est havendo uma pouca participao na escola por parte dos pais, e isto um ponto negativo na aprendizagem dos alunos pois os mesmos necessitam de um acompanhamento familiar nos estudos para se ter uma educao eficaz. Lopez defende que:

A eficcia da educao escolar depende do grau de implicao, enfim, do grau de participao dos pais; do mesmo modo que a educao familiar no deve encontrar na escola uma concepo oposta a sua. (LOPEZ, 2009, p.82)

Dando continuidade aos resultados e discusso, perguntou-se aos professores se a participao da famlia na vida escolar dos alunos importante e o porqu. 25% dos professores respondeu que sim para se ter uma boa aprendizagem; 25%, sim, para se ter um bom rendimento escolar; 12,5% afirmam que sim porque os alunos se tornam mais prestativos e atenciosos no ambiente escolar; 12,5% acreditam que sim para se ter uma educao de qualidade; 12,5% responderam que sim porque os alunos valorizam mais os estudos e 12,5% consideram que sim porque a base da educao, conforme grfico abaixo.

 

Grfico 4: Para voc, a participao da famlia na vida escolar dos alunos importante? Por qu?

Fonte: MOREIRA, Andreia da Silva Questionrio. Alta Floresta/ MT. 2013

 

Como foi possvel verificar, um dos fatores que vem a contribuir com o rendimento escolar dos alunos, a famlia presente na escola e nos estudos da criana. Gentile afirma que:

A famlia o primeiro grupo com o qual a pessoa convive e seus membros so exemplos para a vida. No que diz respeito Educao, se essas pessoas demonstrarem curiosidade em relao ao que acontece em sala de aula e reforarem a importncia do que est sendo aprendido, estaro dando uma enorme contribuio para o sucesso da aprendizagem. Pode parecer simples, e . Tanto que exatamente o que tem sido pedido aos responsveis pelos estudantes de todos os nveis de ensino. (GENTILE,s.d.).

O grfico 5 teve a funo de verificar com os docentes o processo de aprendizagem dos alunos sem o acompanhamento da famlia. 25% responderam que ruim; 37,5%, muito lento e 37,5% responderam que pssimo o aprendizado. Conforme grfico abaixo.

 

Grfico 5: Como tem sido o processo de aprendizagem dos alunos que no tm o acompanhamento da famlia?

Fonte: MOREIRA, Andreia da Silva Questionrio. Alta Floresta/ MT. 2013

 

Constatou-se que a falta da ajuda familiar nos estudos da criana, s vem a prejudicar os estudos dos mesmos pois segundo os professores, o rendimento lento, ruim e at pssimo, o professor sozinho na sala de aula com salas super lotadas no conseguem dar a devida ateno a todos os alunos, e com a famlia desses alunos ausente, no tem condies de se obter um rendimento escolar satisfatrio. Sampaio (2011, p. 65) concorda que um dos fatores que muito prejudica o aluno a grande quantidade de criana dentro de uma sala de aula pois segundo ela este fator impede que o professor dirija um olhar mais atento aos alunos, ou a alguns em particular, que precisam de maiores cuidados.

Verificou-se tambm se os alunos tm dificuldade para fazer os deveres de casa e quais as dificuldades. 12,5% responderam somente sim; 25% responderam que sim, a dificuldade porque os pais so analfabetos e no ligam para os deveres dos filhos; 50% concordam que sim, falta auxlio da famlia; 12,5%, sim, depende da famlia para ajudar nos deveres e no tem esse auxlio e que a dificuldade a leitura e escrita. Conforme grfico abaixo.

 

Grfico 6: Os alunos tm dificuldade para fazer os deveres de casa? Quais dificuldade?

Fonte: MOREIRA, Andreia da Silva Questionrio. Alta Floresta/ MT. 2013

 

Mais uma vez a falta de auxilio familiar foi apontado como fator prejudicial nos estudos os professores acreditam que os alunos vo mal por que sua famlia no se interessam pela vida escolar dos filhos, Lpez (2009, p.35) comenta que os alunos com dificuldades devem receber apoio complementar que os ajude a alcanar as metas escolares. E em tudo isso h um denominador comum: a informao constante aos pais, para que saibam o tempo todo do andamento dos estudos dos filhos; e se convm tomar medidas suplementares que se faa isso de comum acordo entre a escola e famlia.

Na sequncia, foi perguntado aos professores o que leva o aluno a ter dificuldade na aprendizagem. 50% responderam que falta de interesse do aluno e apoio familiar. 12,5%, ajuda famlia; 12,5% acreditam ser famlia e planejamento do professor; 12,5%, desinteresse do aluno pela escola; 12,5 %, vrios fatores, sendo eles, problemas neurolgicos, dficit de ateno, questo econmica e salas super lotadas. Conforme grfico abaixo.

Grfico 7: O que leva o aluno a ter dificuldade na aprendizagem?

 

Fonte: MOREIRA, Andreia da Silva Questionrio. Alta Floresta/ MT. 2013

So vrios os fatores que leva o aluno a ter dificuldade na aprendizagem, mas como visto o que prevalece entre eles a ajuda familiar, Sampaio (2011, p.84) nos fala que mesmo os pais estando cansados do trabalho deve, chegando em casa dar a devida ateno aos filhos e oferecer ajuda nos deveres, afirma que deve haver dialogo e no apenas cobranas. J o autor Lopez comenta o desinteresse do aluno nas atividades escolares e afirma que pais e professores devem dar a sua contribuio

H alguma razo para um aluno no se concentrar na escola, porque seguramente h outras atividades pelas quais demonstra interesse e nas quais pe sua ateno. Procurar esses campos de interesse e investigar o motivo do desinteresse na atividade escolar habitual ser tarefa tanto dos profissionais da escola como dos pais. (LOPEZ, 2009, p. 83).

Foi questionada, tambm, a forma como famlia e professores podem contribuir na aprendizagem dos educandos. 75% respondeu que os dois trabalhando juntos, sendo a famlia ajudando nos estudos em casa e os professores com uma metodologia diversificada na escola; 25% responderam que os professores fazem o que podem mas os alunos no tem interesse em aprender. Conforme grfico abaixo.

Grfico 8: De que forma que a famlia e professores contribuem na aprendizagem dos educandos?

Fonte: MOREIRA, Andreia da Silva Questionrio. Alta Floresta/ MT. 2013

 

Observou-se que necessria a parceria escola e famlia. (Gentile s.d) comenta que: escola e famlia tm os mesmos objetivos: fazer a criana se desenvolver em todos os aspectos e ter sucesso na aprendizagem. As instituies que conseguiram transformar os pais ou responsveis em parceiros diminuram os ndices de evaso e de violncia e melhoraram o rendimento das turmas de forma significativa.

Outro importante aspecto perguntado aos entrevistados foi se eles percebem na famlia preocupao com a aprendizagem dos filhos. 100% responderam que poucos esto preocupados. Conforme grfico abaixo.

 

Grfico 9: Voc percebe na famlia se ela est preocupada com a aprendizagem de seus filhos?

Fonte: MOREIRA, Andreia da Silva Questionrio. Alta Floresta/ MT. 2013

 

Todos os professores concordam que poucos familiares esto preocupados com a aprendizagem dos seus filhos. Lopez (2009, p. 78) comenta que os pais devem ter um papel ativo na educao escolar pois os mesmos no podem abdicar de sua responsabilidade de educadores dos filhos. Sampaio tambm concorda que a famlia deve ter esta preocupao com a aprendizagem, para a autora:

de fundamental importncia que os pais busquem informaes sobre a linha terica adotada pela escola e verifiquem se est de acordo com toda sua proposta pedaggica, acreditando nela. Deve-se solicitar que a escola explique como sero adotadas as formas se avaliao, o dia a dia, como os pais devem proceder para ajudar os filhos nas tarefas escolares etc. (SAMPAIO 2011, p. 87-88)

No grfico 10, foi perguntado se a escola se preocupa em trazer a famlia para a escola e de que forma. 37,5% responderam que sim, convidando para as reunies; 25%, sim, proporcionando momentos de lazer, mas mesmo assim a participao dos pais pouca; 37,5%, sim, convidando para palestras, reunies de pais, eventos culturais, feira do conhecimento, festa junina. Conforme grfico abaixo.

Grfico 10: A escola se preocupa em trazer a famlia para a escola? De que forma?

Fonte: MOREIRA, Andreia da Silva Questionrio. Alta Floresta/ MT. 2013

 

Percebeu-se que a escola faz a sua parte convidando os pais a virem escola de varias formas, mas como j visto anteriormente, so poucos que participam. Lopez comenta que: os pais tm o direito e o dever de participar na escola porque so os responsveis legais e naturais pela educao de seus filhos, mas tambm representam a sociedade receptora da ao escolar, se no concretizar tal participao da famlia na escola, no se pode alcanar uma educao coordenada e eficaz dos filhos. (LOPEZ 2009, p. 83-84)

 

CONSIDERAES FINAIS

 

Esta pesquisa mostra a importncia da participao da famlia na vida escolar dos filhos para que se possa obter um melhor ensino aprendizado.

Verificou-se que so vrios os fatores que levam o aluno a ter dificuldade nos estudos, desinteresse pela escola, ajuda familiar, planejamento professor, problemas neurolgicos, salas super lotadas. Mas o fator que prevaleceu foi a falta de interesse da famlia nos estudos da criana.

Foi constatado que os alunos nos quais a famlia presente na escola, so mais prestativos, atenciosos, e se interessam mais em estudar.

Verificou-se ainda que os alunos nos quais a famlia ausente do ambiente escolar tem um rendimento inferior aos demais, pois os mesmos encontram dificuldade em fazer os deveres de casa e os pais por no auxiliarem os mesmos acaba prejudicando a criana nos estudos, muitas vezes, o filho no conseguem aprender s com o professor, precisa de auxilio em casa e no tem este auxilio.

Foi constatado que a instituio escolar at desenvolve eventos para trazer os pais a escola mas so poucos os que participam.

Percebeu-se no decorrer da pesquisa que a famlia de fundamental importncia na educao e assim sendo no pode se ausentar dessa responsabilidade de educar.

Conclui-se com esta pesquisa, que a famlia participando e ajudando os seus filhos iro contribuir para uma boa aprendizagem , o rendimento escolar vai melhorar e assim poderemos ter uma educao de qualidade.

 

ABSTRACT

 

Keywords

 

 

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CUNHA, Marcos Vinicius. A escola contra a famlia. 4 ed. Belo Horizonte : Editora Autntica, 2010.

GENTILE, Paola. Revista Escola. Disponvel em: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/parceiros-aprendizagem>Acessado em 15 de novembro de 2012.

LPEZ, I Sarramona. Educao na famlia e na escola: o que , como se faz. 2.ed. So Paulo: Editora Loyola, 2009.

ROSSINI, Maria Augusta Sanches. Pedagogia afetiva. 10.ed. Petrpolis, RJ: Editora Vozes,2008.

SAMPAIO, Simaia. Dificuldades de Aprendizagem. 3. ed. A psicopedagogia na relao sujeito, famlia e escola. Rio de Janeiro: Editora Wak, 2011.

ZAGURY, Tnia. Limites sem trauma. Construindo cidados. 49.ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 2003.

 

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



[1] Acadmica do curso de pedagogia da Faculdade de Alta Floresta

[2] Docente do curso de Pedagogia da Faculdade de Alta Floresta (FAF).

[3] Professor Especialista em Gesto da Educao Profissional e Tecnolgica no Colgio Alternativo CAFTEC.

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