EDITAL DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS 002/2019

1 CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

 

a)      para submissão dos trabalhos, o(s) autor(es) deve(m) enviar(em) seu(s) artigo(s) exclusivamente por intermédio do endereço eletrônico da Revista Eletrônica Refaf, disponível em: <refaf@faflor.com.br>.

b)      somente são aceitos trabalhos acadêmicos, individuais ou em coautoria, sendo permitido no máximo 03 (três) coautores por artigo.

c)      os artigos devem ser inéditos.

d)      o recebimento de artigos não implica obrigatoriedade de publicação. A Revista Eletrônica REFAF reserva-se o direito de aceitar ou vetar qualquer trabalho recebido.

e)        ao submeter um artigo à revista o(s) autor(es) se compromete formalmente em não submetê-lo concomitantemente a outro periódico, sob pena de exclusão do sistema e vedação de nova submissão na revista por tempo indeterminado.

f)       normas ABNT: os trabalhos deverão seguir as normas vigentes: NBR 6022/2003 (Artigo em publicação periódica científica impressa), NBR 6023/2002 (Referências - Elaboração), NBR 6028/2003 (Resumo), NBR 10520/2002 (Citações em documentos), e, NBR 14724/2005 (Trabalhos acadêmicos).

2 DIRETRIZES PARA AUTORES

g)      os textos devem ser enviados em Língua Portuguesa e escritos conforme o Novo Acordo Ortográfico que passou a vigorar em janeiro de 2009. O layout de página deve estar configurado em papel A4, com espaço entrelinhas simples (1 cm), fonte Times New Roman, tamanho 12, com recuo de 1,0 cm na primeira linha dos parágrafos, e as margens: superior e esquerda 3cm, margens inferior e direita 2cm; limitado com mínimo de 10 e máximo de 20 páginas.

h)      página de identificação: deve conter o título do artigo em português, acompanhado de sua tradução para o inglês, espanhol, francês ou italiano, sem abreviaturas e siglas; nome(s) do(s) autor(es), indicando no rodapé da página a função que exerce(m), a Instituição a qual pertence(m), títulos e formação profissional, e, e-mail para troca de correspondência.

i)         título do artigo: deve ser breve, suficientemente específico e descritivo, centralizado, em negrito, e, tamanho da fonte 12; se houver subtítulo deve aparecer diferenciado tipograficamente do título ou separado do mesmo por dois pontos.

j)  notas explicativas: se necessárias devem ser indicadas por números arábicos imediatamente após a frase a que referem, numa ordem consecutiva. As notas deverão vir no rodapé da página correspondente.

k)   resumo: deve conter no máximo 250 palavras, incluindo objetivos, métodos, resultados, conclusões, acompanhado de sua tradução para o inglês, espanhol, francês ou italiano. Deve incluir palavras-chave (no máximo 5) separadas entre si por ponto e vírgula, finalizadas por ponto, acompanhadas de sua tradução para o inglês, espanhol, francês ou italiano. Utilizar fonte Times New Roman em tamanho 12, justificado, com espaçamento entrelinhas simples.

l)          o conteúdo do texto do artigo deve ser dividido em Seções Primárias, Secundárias e Terciárias; Seções primárias: em letras maiúsculas, negrito, tamanho 12, alinhado à esquerda, com espaço entrelinhas simples; Seções secundárias: em letras maiúsculas e em tamanho 12, alinhado à esquerda, com espaço entrelinhas simples; Seções terciárias: em letras minúsculas e a inicial em maiúscula, em negrito e em tamanho 12, alinhado à esquerda, com espaço entrelinhas simples.

m)     os tópicos do Desenvolvimento são de livre atribuição do autor(es), mas os artigos devem obrigatoriamente conter: Introdução: refere-se à parte inicial do texto e devem constar informações necessárias para situar o tema do trabalho, tais como: · Contextualização ou antecedentes do tema · Formulação do problema · Objetivos: geral e específicos (se for o caso) · Justificativa da escolha do tema · Delimitação do tema · Hipóteses ou suposições (se for o caso) ·Apresentação do conteúdo das partes (capítulos) do trabalho; Desenvolvimento: refere-se à parte principal do texto que tem por objetivo apresentar a fundamentação lógica do trabalho, ou seja, discutir, explicar, testar, demonstrar etc. Essa parte do trabalho geralmente é dividida em seções que enfocam o referencial teórico pesquisado, a metodologia de pesquisa utilizada e os resultados e discussões.

n) Metodologia: os métodos, as técnicas, os tipos de pesquisas, os procedimentos empregados, a fonte de dados e os critérios de seleção devem ser descritos de forma objetiva e completa; Resultados: devem ser apresentados de forma clara e objetiva, descrevendo somente os dados encontrados sem interpretações ou comentários, podendo para maior facilidade de compreensão serem acompanhados por tabelas, quadros e figuras. O texto deve complementar e não repetir o que está descrito nas ilustrações; Discussão: deve restringir-se aos dados obtidos e aos resultados alcançados, enfatizando os novos e importantes aspectos observados no estudo e discutindo as concordâncias e divergências com outras pesquisas já publicadas; Conclusão: pode-se fazer sinteticamente uma recapitulação dos resultados da pesquisa, destacando as suas principais contribuições, bem como sugestões de suas aplicações e/ou novos estudos. A conclusão deve ser baseada nos dados teóricos e empíricos comprovados no Desenvolvimento, não se permitindo, assim, a inserção de dados novos nesta etapa.

o) citações e referências: as citações as citações devem ser inseridas no texto pelo sistema de chamada Autor-Data. Todas as citações do texto devem constar nas Referências. As notas de rodapé serão destinadas somente para breves comentários do texto. As Referências estarão no final do artigo, apresentadas em ordem alfabética ascendente, com entrelinhas simples, separadas por uma linha em branco, alinhadas à margem esquerda. A exatidão e adequação das Referências são de responsabilidade do(s) autor(es).

p) ilustrações: exceto Tabelas e Quadros, todas as ilustrações devem ser designadas como figuras. Uma figura pode ser uma fotografia, um desenho, um organograma, um mapa, ou outra forma de apresentação. O título da figura deve aparecer na parte inferior, precedido da palavra Figura, seguido do número de ordem e depois com o nome da ilustração, grafado com a primeira letra em maiúsculo, letra Times New Roman, tamanho 10 sem negrito. A fonte da ilustração também aparece na parte inferior e precede a identificação, tamanho 10 sem negrito.

q) as Tabelas devem incluir apenas os dados imprescindíveis; precisam ficar com os lados esquerdo e direito abertos, sem traços horizontais e nem verticais para separar os números, ficando fechados as partes superior e inferior. O título deve ser inscrito no topo e indicar a natureza e as abrangências geográfica e temporal dos dados numéricos, usar fonte tamanho 12 e alinhamento centralizado. A fonte deve ser indicada logo abaixo da Tabela, usando fonte tamanho 10, se houver legenda seguir esta mesma formatação.

 

3 AVALIAÇÃO

 

n)     iniciando-se o Processo de Avaliação Científica, os artigos serão encaminhados ao Editor-Chefe, que verificará preliminarmente a adequação formal do artigo científico à linha editorial da Revista (inclusive quanto à extensão do trabalho). Ultrapassada essa segunda triagem (formal), cada artigo será remetido a Pareceristas para avaliação qualitativa de conteúdo, sem identificação de autoria e dos Pareceristas. O prazo para elaboração do parecer será de até 20 dias, prorrogáveis pelo mesmo prazo, após a distribuição do trabalho para exame. Nesse contexto, o resultado da avaliação e os pareceres (sem identificação) serão encaminhados ao(s) autor(es) do trabalho para simples ciência ou para que, desejando, incorpore as modificações sugeridas no Parecer, às quais ficará, ou não, vinculada a autorização de publicação.

o) Os avaliadores permanentes da REFAF são profissionais da Faculdade de Alta Floresta (FAF) e da Faculdade de Direito de Alta Floresta (FADAF). A revista conta, também, com avaliadores de outras instituições para exercerem a função de Pareceristas; os artigos serão avaliados pelos Pareceristas segundo os critérios explicitados abaixo: Originalidade do trabalho; Correção ortográfica, adequação das citações, referências e fontes no trabalho; Adequação e qualidade da bibliografia; Qualidade da escrita e da estrutura do trabalho; Impacto potencial do trabalho na área de estudo.

p) o avaliador, com base nos critérios acima, poderá redigir parecer: favorável à publicação do trabalho, sem exigências; favorável à publicação, com exigências, recomendações ou correções a serem inseridas no trabalho; não favorável à publicação.

  • o)        o Editor não se obriga a publicar nenhum texto que lhe seja enviado, bem como não se obriga a devolver os originais. Somente serão devolvidos os textos ao(s) autor(es) em caso de mudanças ou correções sugeridas pelos Pareceristas. Ao enviar os trabalhos para publicação, seus autores cedem automaticamente os direitos autorais à Revista. Os conceitos e informações contidas nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores.

p)        as identidades do(s) autor(es) do trabalho e do Parecerista não serão divulgadas, de forma a preservar a imparcialidade, a independência na análise dos textos, respeitando o anonimato dos mesmos.

q)        após envio dos trabalhos à Revista, não serão aceitas modificações por parte de seu(s) autor(es).

r)         os conceitos e as informações contidas nos artigos são de inteira responsabilidade de seus autores.

s)        A Carta Aceite de aprovação de artigo científico será emitida, desde que o artigo seja aprovado.

4 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

As disposições deste Edital poderão ser revogadas ou modificadas, a qualquer tempo. Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidos junto à  FADAF pelo telefone (066) 3512-3300 ou pelo endereço eletrônico: < refaf@faflor.com.br >.

Serão aceitos trabalhos enviados no período de 29 de julho até as 23h59m de 06 outubro de 2019

Alta Floresta, 28 de julho de 2019.

 

Eduardo José Freire – Editor da Revista REFAF



©️ REFAF 2020 - Revista Eletrônica Multidisciplinar da Faculdade de Alta Floresta - ISSN: 2238-5479