A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PARA DESENVOLVER A APRENDIZAGEM, SEGUNDO OS PROFESSORES DO 1º E 2º CICLO DA ESCOLA ESTADUAL TANCREDO DE ALMEIDA NEVES – CARLINDA-MT, 2011

Rozane Aparecida Fernandes, Olímpia Terezinha da Silva Henicka, Sidney da Silva Chaves, Anelise Dasenbrock Polachini

Resumo


O objetivo deste trabalho é mostrar a importância dos jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem das crianças; pois muitos estudiosos já comprovaram que com as técnicas dos jogos e brincadeiras é possível desenvolver vários processos como: o cognitivo, o motor, e o afetivo, pois ao brincar a criança se socializa e interage com os colegas de uma forma prazerosa. A aprendizagem do aluno é a preocupação fundamental da escola, ela pode e deve se empenhar e interagir no sentido de trazer e oportunizar os jogos e as brincadeiras pedagógicas, incentivando um aprendizado mais significativo, desenvolvendo habilidades primordiais ao desenvolvimento desse aluno. Este trabalho foi realizado na Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, que já adotou essas metodologias como forma de aprendizado para seus alunos, sendo distribuídos 10 (dez) questionários contendo vinte perguntas, em que doze são abertas e oito fechadas, no intuito de identificar a visão desses professores sobre o assunto, e se realmente estavam utilizando-as em sala de aula como recurso pedagógico. Com a coleta destes dados, pode-se observar que a maioria desses professores estão usando sim como metodologia de ensino os jogos e as brincadeiras, não só para o estímulo corporal e afetivo, mas também como estímulo e auxílio no ensino-aprendizagem dos alunos, pois conhecem a real importância da sua utilização e de sua aplicação, trazendo assim resultados significativos e satisfatórios.


Texto completo: PDF HTML

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


©️ REFAF 2020 - Revista Eletrônica Multidisciplinar da Faculdade de Alta Floresta - ISSN: 2238-5479