ESTRATÉGIAS DE MARKETING AMBIENTAL DA EMPRESA SUPREMA PRODUTOS AGROPECUÁRIOS LTDA

Cátia Cristina Araldi, Marilaine de Castro Pereira Marques, Mariana Emídio Oliveira Ribeiro

Resumo


O presente estudo objetivou verificar de que maneira a empresa atua na conscientização dos clientes através do marketing ambiental e buscar alternativas para a consolidação desta prática. Utilizou-se o método indutivo, monográfico e estatístico e também o procedimento funcionalismo. A pesquisa utilizada foi a qualitativa, sendo uma pesquisa exploratória, também foi utilizado a pesquisa quantitativa, sendo uma pesquisa adequada para apurar opiniões conscientes dos entrevistados, pois utilizou-se um instrumento estruturado que é o questionário, com 13 questões fechadas e 1 questão aberta, aplicadas a 50 clientes da empresa Suprema Produtos Agropecuários, de maneira aleatória simples onde cada cliente teve a mesma probabilidade de ser escolhido. Para expor os dados obtidos por meio do questionário utilizou-se tabelas e gráficos que facilitaram a demonstração dos resultados. Ao final do estudo, percebeu-se que para os clientes a responsabilidade de conscientizar os mesmos é da empresa e que a responsabilidade socioambiental melhora a imagem da organização, fidelizando a marca, pois sabe-se que os chamados produtos ecologicamente corretos passaram a ser um fator de decisão para consumidores mais conscientes. Portanto, o marketing ambiental é um elemento fundamental para que as empresas possam ter eficácia, eficiência e diferencial competitivo, requisitos necessários para sobreviverem frente à concorrência cada vez mais acirrada, com consumidores cada vez mais exigentes.


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©️ REFAF 2020 - Revista Eletrônica Multidisciplinar da Faculdade de Alta Floresta - ISSN: 2238-5479