DIAGNÓSTICO DAS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS, SEGUNDO OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO ALTA FLORESTA, EM ALTA FLORESTA-MT, NO ANO DE 2012

Cristiane Lopes da Silva, Aparecida Garcia Pacheco Gabriel, Anelise Dasenbrock Polachini, Sidney da Silva Chaves, Rosangela Franchini Angelici

Resumo


O brinquedo exerce papel importante sobre as crianças, pois é através dele que as crianças exprimem seus conhecimentos mais primitivos, seus anseios e fantasias momentâneas. É através do brinquedo que elas se transportam para o mundo do adulto. Esse faz de conta desperta a imaginação, a criatividade, o raciocínio, e, principalmente, ajuda na formação do ser como um todo. Assim, o presente estudo objetivou verificar se o professor utiliza as brincadeiras tradicionais como auxílio da sua prática pedagógica. Foi utilizado o método indutivo e na coleta de dados a técnica de observação direta extensiva, através de questionários. Verificou-se, ao final da pesquisa, que o professor considera os brinquedos  tradicionais como um instrumento para processo educativo. Verificou-se, ainda, que as brincadeiras tradicionais são importantes para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos e que o professor utiliza as brincadeiras em sua prática pedagógica. Constatou-se também que os professores desenvolvem diversas atividades pedagógicas com seus alunos como cantigas, brincadeiras de roda, amarelinha, dentre outras.


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