O COMPORTAMENTO ÉTICO NO CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA-MT, NO ANO DE 2012

Lilian de Queiroz Moreira Perin, Clailton Lira Perin

Resumo


Objetivou-se com este estudo verificar se o Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO) pode ser considerado uma empresa ética, segundo a opinião dos seus formadores. Para a realização do mesmo utilizou-se o método indutivo, monográfico e estatístico. A pesquisa utilizada foi a qualitativa, sendo uma pesquisa exploratória, também foi utilizado a pesquisa quantitativa, sendo uma pesquisa adequada para apurar opiniões conscientes dos entrevistados, pois utilizou-se um instrumento estruturado que é o questionário, com 20 perguntas, sendo 15 fechadas e 5 questões abertas, aplicadas a 15 formadores CEFAPRO. Para expor os dados obtidos por meio do questionário utilizaram-se tabelas e gráficos que facilitaram a demonstração dos resultados. Os principais resultados obtidos foram de que a grande maioria dos formadores considera o CEFAPRO como uma empresa ética, e que os mesmos desenvolvem junto aos seus colegas de trabalho boas relações no seu ambiente de trabalho. Quanto ao relacionamento com os seus superiores a maioria considera como bom. Já no que diz respeito aos problemas de comportamento eles são resolvidos através do diálogo, da orientação e da prevenção. Assim, pode-se concluir que o CEFAPRO é uma empresa ética, pois prevalecem os interesses coletivos, resultando em um ambiente organizacional positivo para a execução das atividades de seus formadores.


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