IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL COM CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS, DE ACORDO COM OS PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL MENINO JESUS, MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA – MT/2012.

Marisa Chiquetti Revesse Formigoni, Marineuza Cristina Carvalho dos Anjos de Oliveira, Meracy Santana de Jesus, Jeane Maria Freitas Rocha, Aparecida Garcia Pacheco Gabriel

Resumo


A presente pesquisa teve como objetivo principal diagnosticar a importância do lúdico na Educação Infantil, de acordo com a opinião dos professores da Escola Municipal Menino Jesus. No desenvolvimento deste trabalho, foi usada a pesquisa bibliográfica. A população de amostra foram 10 professores, pertencente à Escola Municipal Menino Jesus. O lúdico no desenvolvimento na Educação Infantil fornece informações que podem contribuir para atingir objetivos preestabelecidos, além de ser útil para estimular o desenvolvimento integral da criança, além de ser um recurso que desenvolve e educa de forma prazerosa, desse modo, a utilização do lúdico no processo de ensino-aprendizagem é considerado um instrumento auxiliar do processo educativo do ser humano. As hipóteses do trabalho são de que: o lúdico pode contribuir no ensino, porque através dele se propõem situações desafiadoras que auxiliam as crianças a desenvolverem o raciocínio lógico e a construírem conceitos, de forma envolvente; os professores utilizam atividades lúdicas para trabalhar o processo de construção de conhecimento das crianças na Educação Infantil; o lúdico como ferramenta pedagógica auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico, facilita a relação entre teoria e prática, favorece a construção de conceitos e a socialização dos alunos: os professores utilizam os seguintes jogos no ensino na Educação Infantil: dominó, tangram, blocos lógicos e dama. Conclui-se que o lúdico no desenvolvimento é uma alternativa para auxiliar nos processos de ensino-aprendizagem e favorece a construção do conhecimento do aluno, melhorando o desempenho em alguns conteúdos de difícil entendimento, além de atuar no aspecto cognitivo, desenvolvimento e motivação através de situações concretas.


Texto completo: PDF HTML

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


©️ REFAF 2020 - Revista Eletrônica Multidisciplinar da Faculdade de Alta Floresta - ISSN: 2238-5479