A IMPORTÂNCIA DO INCENTIVO À LEITURA NA VISÃO DOS PROFESSORES DA ESCOLA WALT DISNEY

Izonete Nunes, Maria Pinheiro Pereira, Maria Selma Vieira dos Santos, Jeane Maria Freitas Rocha

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo discutir a importância do incentivo à leitura, nas turmas de Educação Infantil da Escola Walt Disney, sob a visão dos professores. A metodologia utilizada foi a aplicação de questionários, com perguntas abertas e fechadas utilizando o método de amostragem não-probabilístico, e também a revisão de literatura. Os resultados mostraram a importância da leitura nas fases iniciais do aprendizado escolar, denominado de Educação Infantil. Apontou ideias como a leitura diária, práticas com projetos de roda de leitura, feira do conhecimento e outras sugestões, sendo a principal delas o livro viajante onde há a participação e a inclusão da família. Inclusive mostrou como tornar os alunos leitores e mais assíduos nesta prática. Nas séries iniciais, a criança que ainda não sabe ler convencionalmente, pode fazê-lo por meio de escuta da leitura pelo professor. Este exercício leva ao mundo do faz de conta e desperta a imaginação, que são condições fundamentais para a fantasia e a vivência do fantástico como se fosse a realidade. Uma criança que possui o prazer da leitura estará preparada para os desafios do futuro onde somente aquela que possui grande capacidade de leitura e compreensão da mesma será capaz de desenvolver uma visão abrangente da realidade que a cerca.


Texto completo: PDF HTML

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


©️ REFAF 2020 - Revista Eletrônica Multidisciplinar da Faculdade de Alta Floresta - ISSN: 2238-5479