O USO DO LÚDICO PARA MELHOR DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE 03 A 06 ANOS, SEGUNDO A OPINIÃO DOS PROFESSORES DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL IRACI ALVES CABRAL FRANCISCO, DE CARLINDA/MT

Rozana de Souza Silva Costa, Olímpia Terezinha da Silva Henicka

Resumo


O uso do lúdico na educação infantil é um assunto muito discutido atualmente, pois estudos comprovam que, quando o educador utiliza o lúdico como metodologia de ensino, percebe-se que, além de a criança se sentir à vontade para brincar, expressar emoções, se socializar, ele contribui e muito na transmissão de valores e acima de tudo acelera o seu ensino-aprendizado. Essa pesquisa foi realizada na Escola de Educação Infantil Iraci Alves Cabral Francisco, na qual foram distribuídos questionários contendo dezessete perguntas cada um, entregues para dezesseis professores, com o objetivo de verificar se esses professores utilizam, em suas práticas pedagógicas,atividades lúdicas em sala de aula, motivando e desenvolvendo assim os alunos da educação infantil. Os dados foram analisados através de gráficos e, posteriormente, interpretados e discutidos. Constatou-se, então, que a atividade lúdica é importante no desenvolvimento e na aprendizagem da criança, e que os professores atuais e os futuros professores precisam tomar consciência dessa importância e de outras questões em relação ao brincar no ensino-aprendizagem,bem como que a maioria desses professores têm um certo conhecimento sobre a importância da ludicidade na Educação Infantil, que o papel do brincar não é apenas um passatempo, e sim um objeto de grande valia na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças de três a seis anos, pois observa-se que, mesmo sendo a minoria, alguns professores ainda o estão utilizando como uma forma de prender a atenção dos alunos e não como prática pedagógica com objetivos a serem alcançados.


Texto completo: PDF HTML

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


©️ REFAF 2020 - Revista Eletrônica Multidisciplinar da Faculdade de Alta Floresta - ISSN: 2238-5479