LEITURA, COGNIÇÃO, HABILIDADE, COMPETÊNCIA E ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Bruno Cordeiro CERQUEIRA, Cláudia Graner MÓDES, Juliana Behrends de SOUZA

Resumo


educação, de modo geral, vem passando por reformulações que impactam diretamente no trabalho realizado pelo professor em sala de aula. Os materiais didáticos, livros e apostilas, sejam eles produzidos pelo professor ou por editoras consagradas precisam estar em consonância com as teorias educativas atuais. Dessa forma, o presente artigo tem a meta principal de descrever a importância de se atrelar os conceitos de leitura, cognição, habilidade, competência e ensino na Educação Básica. Para tal, foram utilizadas as teorias de Perrenoud (2000) e Demo (2011) para compor a presente pesquisa bibliográfica. A coleta de dados foi realizada na plataforma Google Acadêmico no período de janeiro a outubro de 2020 em trabalhos somente em português. Espera-se que esse agregar temático faça parte da rotina de professores de Educação Básica.

Palavras-chave


Leitura; Cognição; Habilidade; Competência; Ensino.

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Simulado Prova Brasil 8ª série / 9º ano 2011. Brasília: MEC, SAEB, INEP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/prova-brasil/simulado-prova-brasil-2011. Acesso em 18 jul. 2017.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

MATHISON, S. Encyclopedia of evaluation. Thousands Oaks: Sage Publications, 2005.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SOUZA, J.B. O Mismatch semântico e suas implicações no ensino de Língua Portuguesa. ENTRELETRAS, Araguaína/TO, v. 9, n. 3, out/dez. 2018 (ISSN 2179-3948 – online).

VAN DIJK, T. A. Discurso e contexto. São Paulo: Contexto, 2017.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


©️ REFAF 2020 - Revista Eletrônica Multidisciplinar da Faculdade de Alta Floresta - ISSN: 2238-5479