A RELEVÂNCIA DA AFETIVIDADE PARA A EDUCAÇÃO

Braz SOUZA, Juliana Behrends de SOUZA

Resumo


Pesquisas recentes tratam da inclusão de estudos sobre a afetividade como elemento importante para o trabalho com o ensino. Dessa forma, a afetividade incorporada como um dos aspectos da vida cidadã, mais do que um conteúdo, ela deve ser vista como uma dimensão da existência humana, um princípio vital responsável pela construção da identidade e da autoestima. Nesse sentido, a prática pedagógica quando permeada de atividades que possibilitam a ação afetiva, permite a construção do conhecimento, o equilíbrio emocional do aluno, daí a sua importância no processo de ensino-aprendizagem. Objetivou-se com a presente pesquisa, compreender como a afetividade pode contribuir para o ensino em sala de aula, tendo como base aprofundamentos teóricos. Portanto, espera-se que a afetividade e a inteligência se fundam e se constituam como referência de um só processo, pois dependem uma da outra para evoluir, significando, portanto, que a dimensão afetiva é um elemento marcante para o todo o desenvolvimento da espécie humana.

Palavras-chave


Afetividade; Educação; Prática Docente.

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