A MÚSICA E A EDUCAÇÃO INFANTIL: brincando com os movimentos

Liliene Carla da Silva Honorio, Marcia Rezende dos Santos, Nicole Rezende de Paula, Mariana Emidio Oliveira Ribeiro

Resumo


O artigo tem como tema: A música e a Educação Infantil - Brincando com os movimentos. Este tema tem como abordagem descrever as experiências das educadoras da creche Emília da Silva Sipriano. Tem como objetivo geral: Despertar nos professores a importância de se ensinar música com movimentos para melhor desempenho do aluno, na imaginação, interesse, coordenação, tornando os jogos musicais um ponto forte no aprendizado infantil. E como objetivos específicos: Aperfeiçoar atividades musicais com movimentos. Aprimorar a capacidade auditiva dos alunos e a percepção dos diferentes ritmos. Esta pesquisa teve como método de abordagem o indutivo, método de procedimentos o monográfico; a coleta de dados foi feita a partir de uma observação, de forma descritiva; e como técnica de pesquisas foi bibliográfica, incluindo vários autores, como Vigostsky (1991; 1994), Piaget (1975; 1976), Wallon (1975a; 1991; 1994; 2004), RCNEI (1998), entre outros autores. No entanto, parte-se da problemática: o ensino da música contribui para o aprendizado dos alunos na educação infantil? A linguagem musical na educação infantil vem sendo regularmente aplicada como método de ensino, ou somente por lazer? A pesquisa se deu em uma turma do Maternal II, da EMEI Emília da Silva Sipriano, cuja faixa etária varia de 3 a 4 anos. A observação foi realizada com atividades envolvendo música, com movimentos que foram cruciais para a obtenção dos resultados. Assim, confirmamos a nossa hipótese de que os professores da Escola Emília trabalham diariamente com músicas e movimentos, o que melhora ainda mais o repertório e a coordenação motora dos pequenos.

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