A GESTÃO ESCOLAR/EDUCACIONAL E AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA E ESTRATÉGICO-EMPRESARIAL

Giselle Pupim Jorge Back, Sidney da Silva Chaves

Resumo


O termo gestão democrática tem vasto destaque no interior das redes de ensino. Partindo desse objeto de trabalho, o artigo visa refletir acerca da Gestão Escolar/Educacional e as concepções de educação emancipatória e estratégico-empresarial de duas escolas do município de Alta Floresta em Mato Grosso, além de analisar seus reflexos nos trabalhos docentes e avaliações externas. Considerando a legislação vigente, que assegura a gestão democrática nos estabelecimentos de ensino, utilizou-se como fundamentação teórica autores que defendem essa democratização como fundamental para a melhoria da qualidade de ensino, como Schneckenberg (2005), Paro (2002), Ferreira (2006), Libâneo (2003), Gadotti (2000), Gutierrez e Catani (1998), Heloísa Lück (2009), Botler; Lima; Dias (2014). Por meio de uma pesquisa qualitativa com visitas in loco, questionário aplicado a alguns professores e análise dos documentos que orientam a gestão democrática nessas escolas, pode-se perceber que ambas apresentam caráter de gestão democrática e participativa, porém as concepções de educação que regem a proposta estão amplamente ligadas ao público que atendem.

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©️ REFAF 2020 - Revista Eletrônica Multidisciplinar da Faculdade de Alta Floresta - ISSN: 2238-5479