CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES DO 1° AO 5° ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PARANAÍTA – MT E O IMPACTO DESTAS NA SAÚDE DOS REFERIDOS PROFISSIONAIS

Eunice Brito Souza, Marilaine de Castro Pereira Marques, Sidney da Silva Chaves

Resumo


A maioria dos professores passam mais tempo na escola do que em suas casas. Quando esses docentes enfrentam situações negativas nesse ambiente de trabalho que causam traumas na saúde física e mental, tais como pressões psicológicas por períodos prolongados, conflitos, falta de apoio da gestão e dos colegas, bem como precárias condições laborais, poderão ser acometidos por um fenômeno intitulado de mal-estar docente. Foi diante dessa realidade, que a presente investigação teve por objetivo geral pesquisar como os professores do 1° ao 5° ano de uma Escola Municipal de Paranaíta - MT concebem o impacto das condições de trabalho na saúde. Desenvolveu-se a pesquisa de fevereiro a novembro de 2018 sob a abordagem da pesquisa qualitativa e o instrumento de coleta de dados foi o questionário. Os professores pesquisados, mesmo de forma velada, admitiram encontrar algumas dificuldades no ambiente escolar para desenvolvem seus trabalhos. Eles fizeram pouca associação entre condições de trabalho e saúde, contudo declararam que se afastaram da escola por atestados médicos diversas vezes. Também admitiram sofrer desgaste emocional devido à falta de apoio dos governantes e da família, decorrente da indisciplina e da falta de interesse dos alunos. Os resultados desta pesquisa poderão ser relevantes para alertar professores, gestores, instituições de formação de professores, os sindicatos, a sociedade e os governantes sobre essa síndrome que afeta esses profissionais.


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