A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EAD SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA - MT
Resumo
Este relatório de pesquisa tem por objetivo mostrar a percepção de estudantes de contabilidade sobre o ensino e aprendizagem na modalidade a distância em Alta Floresta – MT. Autores, como Gagne e Sheperd (2001), Santos, Junior, Leal e Albertin (2013), Costa, Schaurich, Stefanan, Sales e Richter (2014), Batista, Cruz, Andrade e Bruni (2014), Nobre e Naves (2015), Martins, Leitão e Silva (2015), Vieira, Souza, Behr e Momo (2016), Bastos (2017), Carraro, Souza e Behr (2017), Fonseca e Fernandes (2017), Motta, Schiavi e Behr (2018) fazem parte do quadro teórico. A metodologia utilizada abrangeu pesquisa exploratória sobre artigos, dissertações, teses e demais trabalhos acadêmicos, encontrados em bibliotecas virtual e presencial, pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados questionário envolvendo 30 alunos matriculados numa Instituição na modalidade EAD. Os resultados foram de encontro a algumas pesquisas realizadas (BATISTA et al., 2014; CAETANO et al., 2016; CHAMARELLI, 2008; BASTOS, 2017; CARRARO et al., 2017; FONSECA; FERNANDES, 2017; GODOI; OLIVEIRA, 2016; MARTINS et al., 2015), sobre a ensino e aprendizagem da EAD. O perfil do aluno é constituído predominantemente por uma faixa igual entre homens e mulheres. Estes pesquisados se mostraram favoráveis à aprendizagem na modalidade Educação a Distância e solicitam melhoras em relação às videoaulas, maior tempo de esclarecimento de dúvidas e ações para melhora da didática dos tutores on-line, uma vez que essa modalidade de ensino exige maior autonomia no processo de construção do conhecimento.
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