A IMPORTÂNCIA DAS LITERATURAS DE MONTEIRO LOBATO NA ALFABETIZAÇÃO

Juniele Ramalho

Resumo


O presente artigo apresenta a importância que a literatura infantil traz para os educandos na fase escolar, uma vez que, em muitos casos é somente na escola que ela entra em contato com esse universo cultural. O objetivo geral da pesquisa é refletir sobre o universo imaginário da literatura infantil, sendo a mesma um dos caminhos que facilita o ensino-aprendizagem durante o processo de alfabetização. O objetivo específico é analisar a capacidade cognitiva no desenvolvimento das habilidades motoras de ler e escrever. O método utilizado nesta pesquisa foi direta extensiva mediante a aplicação de questionários constituídos de perguntas fechadas e abertas. O resultado do assunto investigado oportunizou compreender a necessidade de ensinar e aprender literatura infantil na alfabetização, fazendo assim o uso das obras de Monteiro Lobato, no processo de alfabetização dessas crianças. A Literatura Infantil é uma fonte enriquecedora de conhecimento e informação, e oferece um método prazeroso e lúdico para que as crianças possam enveredar no mundo da leitura. Neste contexto é apresentada a etimologia dos contos literários infantis e sua significância enquanto história na arte de ensinar a criança a ouvir, pensar e refletir. Sabe-se que as crianças são fascinadas por histórias e que essas favorecem seu desenvolvimento cognitivo, intelectual, emocional e social. Para motivá-la a vencer o desafio do domínio da leitura e escrita, o professor pode ir além do material didático e atividades padrão. Pelos resultados da pesquisa foi possível verificar que as professoras reconhecem a importância que a leitura representa na vida dos alunos, entretanto, inferimos que o trabalho com as obras do autor ainda não é uma rotina na escola.


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