EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Inclusão da criança com a Síndrome de Down na escola regular

Maria de Fatima Nunes

Resumo


Este artigo tem por objetivo discutir e compreender acerca do contexto de inclusão dos alunos que possuem a Síndrome de DOWN, bem como, discorrer sem a pretensão de exaurir sobre o assunto o que é essa síndrome e as apontar de acordo com o estudo realizado as principais características do sujeito que a possui (HERNÁNDEZ,1997; SOUZA, 2007). O percurso metodológico do trabalho definiu-se por meio de  pesquisa bibliográfica, através de artigos, sites eletrônicos, tais como: Biblioteca Digital da Unicamp, Biblioteca Nacional Digital, Portal de Periódicos da Capes, Domínio Público e no portal da SCIELO Brasil – Scientific Electronic Library Online. Além de revistas de ordem de publicações acadêmico-científicas onde estudiosos abordam o tema. O estudo mostra que o universo da criança com a síndrome de Down é cercado de muitas implicações, mas possível de mudanças, quando bem trabalhado. Assim este indivíduo tornará autônomo em diversas tarefas principalmente quando se trata das atividades do cotidiano, tais como: tomar banho, vestir-se, pentear-se, ir ao banheiro sozinha, memorizar o trajeto escolar até a sua residência, etc., estas independências citadas, é de muita relevância para ingressar no ensino fundamental. A pesquisa desvela certa fragilidade na organização escolar para o atendimento adequado dos estudantes com síndrome de Down, apontando a necessidade de melhoria nas condições físicas das unidades, bem como no acervo de materiais e recursos didáticos pedagógicos necessários e específicos a este atendimento, sobretudo reorganização e mais investimento na formação continuada dos professores para atendimento desses alunos.


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