JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Valdirene Rodrigues de Almeida, Irene Rodrigues de Almeida, Maria Madalena Martins

Resumo


O presente artigo resultou de pesquisa bibliográfica cujo objetivo é analisar a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil, possibilitando também discussões mais aprofundadas sobre o tema. A escolha do mesmo justifica-se pelo fato desse assunto ainda apresentar-se relevante no âmbito das discussões acadêmicas e também porque esses elementos, apesar de importantes, são tratados muitas vezes, de forma superficial impedindo que os jogos e brincadeiras sejam elementos efetivos e prazerosos que, ao passo que propiciem prazer e diversão, também propiciem aprendizagem e desenvolvimento físico e cognitivo. A elaboração desse trabalho baseou-se em autores como Almeida, (2012 ), Kishimoto (2012), Cunha (2002), Vygotsky (1984). A elaboração do Artigo possibilitou ressignificar a visão não apenas sobre a importância dos jogos e brincadeiras, mas também sobre a forma como esses elementos são trabalhados nas instituições educativas. Considerando os resultados obtidos através desse trabalho, percebe-se que os jogos e brincadeiras são, de fato, fundamentais para o desenvolvimento infantil.


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©️ REFAF 2020 - Revista Eletrônica Multidisciplinar da Faculdade de Alta Floresta - ISSN: 2238-5479