O VALOR DOS JOGOS PARA O APOIO NO APRENDIZADO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS QUE FREQUENTAM A SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL
Resumo
O presente estudo tem por objetivo verificar a utilização de jogos pedagógicos como apoio para os alunos de sala de recurso nas Escolas Estaduais no Município de Alta Floresta. Para tanto, se utilizou os métodos indutivos, monográfico e estatístico. A coleta de dados ocorreu através da técnica de observação direta extensiva. A pesquisa de campo ocorreu através de um questionário aplicado a 10 professores que trabalham em sala de recursos, contendo perguntas abertas e fechadas. Ao final, observou-se que a sala de recurso é um espaço de socialização e interação, e tem como função ensinar buscando auxiliar o educando em suas necessidades. Verificou-se ainda que o trabalho educativo dos jogos nas salas de recurso deve criar condições para suprir as possíveis necessidades dos alunos. Portanto, esses recursos podem ser considerados como mediadores da construção do conhecimento, possibilitando a aprendizagem e desenvolvimento da criança através da promoção de situações que desperte o interesse. Desta maneira cabe ao professor oportunizar diferentes metodologias que tornem a aprendizagem prazerosa através de jogos e brincadeiras.
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