DEFICIÊNCIA VISUAL: desafios pedagógicos dos professores e alunos da instituição Centro Educacional de Deficiência Auditiva (CEEDA)

Gisele Feitoza dos Santos, Lucimari Leal, Eliza Tomiko Matsubaayashi

Resumo


Este trabalho destina-se a pesquisar a opinião dos profissionais do Centro Educacional de Deficiência Auditiva (CEEDA) sobre a inclusão de seus alunos com deficiências visuais. O método de investigação foi descritivo com estudo de caso, tendo como técnica as observações, e instrumentos entrevistas e questionários, visando observar as opiniões dos alunos, professores e coordenadora da instituição CEEDA. Por meio do estudo busca-se observar se a Instituição está desempenhando seu papel com planejamentos e objetivos definidos que viabilizem a educação do aluno deficiente visual de forma a contemplar o desenvolvimento pleno de cidadãos. Foi possível constatar que a Instituição e seus professores estão preocupados em oferecer educação de qualidade e igualitária a todos os alunos, buscando formação a fim de se promover a educação inclusiva. Por meio do Método Perdoncini (1983), busca desenvolver a percepção visual que ocorre de acordo com a necessidade individual de cada aluno e com a escrita do Braille é possível promover o aprendizado da linguagem oral e escrita do aluno deficiente visual nas salas de aulas de ensino regular. Enfatiza-se a importância do ensino de Braille e com o auxílio de profissionais especializados e recursos específicos, a educação torna-se mais fácil e eficaz tanto para o aluno com deficiência visual quanto para o professor. Assim, a busca por formação e materiais diversificados deve ser intensa e dinâmica para a educação chegar a todos com qualidade de forma igualitária. 


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©️ REFAF 2020 - Revista Eletrônica Multidisciplinar da Faculdade de Alta Floresta - ISSN: 2238-5479