AUTISMO E ESCOLA: os desafios e a necessidade da inclusão

Tatiane de Oliveira Laskoski, Flavia Vieira Silva, Claudia de Oliveira de Sousa

Resumo


Quando se fala de autismo, tem-se a ideia  de uma pessoa que não tem condições de se comunicar e de se socializar, isso ocorre devido à falta de informação que a sociedade tem sobre o autismo, alguns estudiosos da área afirmam que a pessoa autista tem sim, uma grande possibilidade de levar uma vida normal de acordo com suas limitações. O objetivo geral da pesquisa está em compreender os desafios da inclusão da criança autista. A metodologia utilizada baseou-se em pesquisa de campo realizada na Escola Municipal Professor Benjamin Padoa, estabelecida no município de Alta Floresta-MT. A técnica utilizada para  a coleta de dados consistiu numa entrevista com duas  professoras da Escola, que desempenham seu ofício em salas de aula regular para crianças autistas. Os teóricos estudados foram Sanches e Teodoro (2006,) Gilberg (1990), Orrú (2011) Mello (2005) e Marques (2000). Os resultados mostraram que para  haver inclusão é necessário adaptações curriculares, metodológicas e principalmente formação dos professores, para atuarem junto aos alunos autistas, cabe aos envolvidos nessa prática inclusiva promover ações de aceitação, respeito, diálogo, cooperação, flexibilização tanto na adaptação curricular quanto na formação docente, ampla e contínua


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