ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS DO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA–MT, 2016

Adriana Gonçalvez, Franciele Cezar

Resumo


Alfabetização e letramento constitui um dos focos de discussões atuais quando se refere à educação. Sabe-se que a criança não é uma tabula em branco, pois, quando chega à instituição de ensino traz consigo conhecimento prévio. Para a elaboração deste artigo, teve-se por base teórica as contribuições de duas pesquisadoras que se dedicam ao estudo do tema: Emilia Beatriz Ferreira e Magda Becker Soares. Os objetivos propostos para esta pesquisa foram: investigar as concepções que as pesquisadas têm sobre alfabetização e letramento e identificar suas metodologias de trabalho. A pesquisa foi concretizada com quatro professoras que atuam na Educação Infantil, na sala do pré-II, na Escola Municipal Anjo da Guarda e na Escola Municipal Vicente Francisco da Silva em Alta Floresta, MT, no mês de abril do ano de 2016. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, o método de abordagem foi o indutivo e o de procedimento, o estudo de caso. Todas as entrevistadas deram depoimentos semelhantes para o que seja alfabetizar letrando, ou seja, alfabetizar e letrar vai além do ler e escrever. Os alunos precisam saber ler e escrever e também se envolver nas práticas sociais de leitura e de escrita para ser um sujeito alfabetizado e letrado.

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