AVALIAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS EM ESCOLAS MUNICIPAIS NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA, MT

Vanessa Galvani Silva

Resumo


Atualmente é possível observar no município de Alta Floresta os avanços para inclusão dos alunos com necessidades especiais no ensino regular, portanto, se faz necessário saber como esta se dando o acompanhamento especializado de modo que se amplie a experiência profissional dos professores para que a inclusão se torne uma efetiva realidade na vida escolar desses alunos. Deste modo, este estudo objetivou em avaliar o processo de implantação e funcionamento das salas de recursos multifuncionais de duas escolas públicas no município de Alta Floresta – MT. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Vicente Francisco da Silva e na Escola Municipal Geny Silvério Delarincy, no Município de Alta Floresta- MT. Para avaliação do funcionamento da sala de recursos foi realizada uma entrevista semiestruturada com os professores da sala de recursos e do ensino regular para avaliar e caracterizar o funcionamento desta sala e como está sendo ofertado o atendimento educacional especializado. Os dados revelaram que o município tem se esforçado para tentar responder, de forma satisfatória, a atual política de inclusão escolar. Os professores da sala de recursos tem demonstrado compromisso com a questão da aprendizagem dos alunos dessas salas, em atuar de forma colaborativa junto aos professores da classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso ao currículo para os alunos que atendem. Nesse sentido, o trabalho sério e comprometido dos professores especialistas dessas salas é fundamental não apenas para contribuir com a aprendizagem efetiva dos alunos, mas também para dar credibilidade ao próprio trabalho desses professores e dessas salas.

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©️ REFAF 2020 - Revista Eletrônica Multidisciplinar da Faculdade de Alta Floresta - ISSN: 2238-5479