MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Terezinha Debrawolhy, Ângela Oliveira da Silva, Lizandra Barbosa Theodoro

Resumo


A música é a arte de combinar sons e silêncio. Ela é parte integrante da vida, afinal, está presente em vários momentos do cotidiano das pessoas. Por esse motivo, os objetivos da pesquisa foram analisar as possíveis contribuições que a música pode propiciar às crianças, de acordo com as professoras que atuam na escola de Educação Infantil Irmã Dulce, situada no Bairro Cidade Alta, em Alta Floresta – MT, bem como se a escola onde atuam oferece respaldo necessário para que aconteçam as aulas de musicalização. O trabalho foi realizado no primeiro semestre de 2016, por meio de entrevistas com 15 professoras. Todas informaram que trabalhavam a música nos diferentes níveis da Educação Infantil, porém as professoras trabalham com diferentes finalidades: umas, apenas para diversão; outras disseram que trabalhavam de forma lúdica e prazerosa e outras, de forma pedagógica. As educadoras disseram que desenvolveram trabalhos de percepção com fantoches, brinquedos sonoros, músicas cantadas, chocalhos e movimentos. Afirmaram que a música é uma atividade importante na vida escolar do aluno, porque contribui em vários aspectos, dentre eles o afetivo, cognitivo e social. Com práticas de musicalização, as crianças podem desenvolver e aprimorar suas capacidades motoras, auditivas, de atenção e de concentração, de comunicação e de socialização e criatividade. Todas as pesquisadas informaram que a escola valoriza a música como alternativa pedagógica e também como fonte de descontração e entretenimento. Pelo exposto, pode-se constatar que a música é mais um aliado facilitador do aprendizado do aluno, quando utilizada adequadamente.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


©️ REFAF 2020 - Revista Eletrônica Multidisciplinar da Faculdade de Alta Floresta - ISSN: 2238-5479