PANORAMA DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA NO ANO DE 2016

Ana Paula Carlesso, Daniela Titon Moreira Bazílio de Lima

Resumo


A presente pesquisa na área da educação foi desenvolvida através do método de abordagem indutivo, tendo como técnica a pesquisa de campo com aplicação de questionário direcionado ao Diretor da Educação Especial, coletado na Secretaria Municipal de Educação e pesquisa bibliográfica sobre a legislação vigente. Tem como objetivo analisar os dados da Educação Inclusiva nas escolas municipais de Alta Floresta no ano de 2016, abrangendo os dados de alunos de 06 meses a 15 anos que frequentam as Creches, escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental matriculados na rede municipal. Os dados levantados mostram que o município atende 86 alunos de 6 meses a 15 anos na modalidade Educação Inclusiva. Os alunos apresentam laudos a partir de 2 anos de idade, a maioria deles são do sexo masculino e frequentam o Ensino Fundamental. Quanto às diferentes deficiências e transtornos, foram identificados 35 tipos, sendo que alguns alunos apresentam duas deficiências/transtorno associadas. São apresentados gráficos e tabelas da distribuição dos alunos por escola, dos alunos que frequentam outra instituição de ensino e também a escola regular, bem como o número de alunos matriculados em sala de AEE. Ao concluir a pesquisa, percebe-se que a Educação Especial/Inclusiva no município teve início no ano de 2003 e vem avançando constantemente na busca por melhor qualidade da educação para os alunos que possuem necessidades educacionais especiais, principalmente na formação dos profissionais, apoio ao aprendizado e melhoria de estrutura física.

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