AVALIAÇÃO ESCOLAR: as percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola rural de Bom Jesus das Selvas – MA

Maria de Lourdes Silva da Cruz, Marinalva da Silva Ferreira

Resumo


A presente pesquisa tem como principal objetivo conhecer quais as percepções que professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola rural de Bom Jesus das Selvas – MA têm sobre a avaliação da aprendizagem escolar. Pretende, ainda, analisar se há uma efetivação prática da avaliação, expressa no Projeto Político Pedagógico e no planejamento dos professores; quais os critérios avaliativos usados por estes professores; se há uma avaliação dentro de uma visão emancipatória. Assim, aborda a avaliação da aprendizagem escolar, compreendendo que a mesma é uma prática constante na sala de aula e que o professor deve usar esse instrumento, de forma consciente e reflexiva. Entende ainda que o conhecimento teórico fará com que a busca por uma mudança avaliativa seja uma aliada na conquista de um objetivo principal, que se caracteriza, principalmente, pelo sucesso do processo ensino/aprendizagem. E, por fim, defende a prática de uma avaliação mais consciente, que acomode a reflexão e, portanto, o encerramento bem feito de uma etapa do trabalho e que sirva ainda como ponto de partida para uma nova etapa.

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