O PAPEL DO PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR

Sérgio Zufino da Silva

Resumo


O presente trabalho acadêmico tem o escopo de analisar as situações de trabalho do professor de ensino superior, a partir de suas formações acadêmicas, tempo na docência em nível superior, dificuldades encontradas na carreira, as qualidades do ensino e o papel do docente da faculdade. Destaque-se que o contexto histórico do ensino terciário no Brasil influi significativamente na atual condição educacional brasileira, ainda mais com o comparativo de eficiência das Universidades ao redor do mundo, que apresentam grau de investimento significativo em suas pesquisas, e, portanto, detém considerável experiência histórica, como as europeias, ou seja, esses dois quesitos as mantém em um patamar bastante elevado. Ademais, a condução de tal nível de ensino ao patamar de exploração econômica, como qualquer ramo da economia, foca a transmissão de conhecimento sem priorizar necessariamente a qualidade. Dessa maneira, a explosão de cursos superiores, sobretudo no molde à distância, proporciona um elevado número de pessoas diplomadas, porém com deficiências graves de formação. Consideradas todas as nuances de dificuldade para se chegar à sala de aula, aí estando, o professor tem o desafio de fomentar, instigar, provocar o discente a adquirir conhecimento técnico adequado e simultaneamente contribuir para a formação pessoal, qual seja, de cidadão comprometido com o meio em que atua, capaz, por isso, de modificá-lo para melhor.

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