A PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO SEGUNDO OS PROFESSORES DAS REDES ESTADUAL E MUNICIPAL DE ALTA FLORESTA - MT, EM 2016

Gislaine de Souza Ribeiro, Adriana Teixeira Rodrigues Selhorst, Ana Paula Zanon

Resumo


A alfabetização é um período de grandes transformações na vida da criança, momento em que ela passa para aprendizagem real da leitura e da escrita. O professor precisa entender esse processo e trazer a realidade do educando para dentro da sala de aula, pois cada aluno tem determinadas particularidades e aprendizagens. Este trabalho visa a analisar a avaliação diagnóstica dos professores, considerando as diferenças e semelhanças entre as redes estadual e municipal de Alta Floresta – MT, em 2016. Busca-se entender se os professores aproveitam os conhecimentos trazidos da pré-escola ou da realidade de cada um, tendo em vista o processo de alfabetização. Teve-se a necessidade de analisar a prática dos professores, questionar os problemas enfrentados por eles no dia a dia da escola e entender as diferentes abordagens teóricas sobre a alfabetização, como as dos autores: Freire (1989), Franchi (2001), Ferreiro (2010), Soares (2004) e Vigotsky (1998). A pesquisa realizou-se com uma amostragem de cinco professores e os dados foram coletados a partir de entrevistas. Concluiu-se que as pesquisadas fazem atividades diagnósticas, ao iniciarem o ano letivo, e que não dá para demarcar grandes diferenças entre as redes municipal e estadual, uma vez que isso depende mais do profissional do que da rede em que ele está atuando. Os entrevistados pontuaram dificuldades em realizar a alfabetização, principalmente, referente à participação da família e à desvalorização profissional.

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