ORIENTAÇÃO SEXUAL: a autoestima trabalhada na Escola Estadual 19 de maio, de Alta Floresta–MT, de 2015

Alcione Dela Justina, Camila Daniel dos Santos, Marlene Rodrigues Cunha

Resumo


Os temas transversais têm como objetivo garantir a formação básica do aluno melhorando a qualidade do ensino, para que eles se tornem cidadãos participativos e conhecedores dos seus direitos e deveres. Este trabalho tem como base o tema transversal orientação sexual e o conteúdo fortalecimento da autoestima. A metodologia de trabalho teve início com as pesquisas bibliográficas, seguiu para a organização do plano de aula até a aplicação em sala de aula.  Para ampliação do conteúdo de modo transversal, o trabalho em sala se deu a partir da experiência dos alunos, do tema transversal orientação sexual e das disciplinas de Língua Portuguesa, Arte, Ciências Naturais, Educação Física e História. O desenvolvimento da aula na Escola Estadual 19 de Maio, de Alta Floresta–MT, aconteceu no segundo semestre de 2015. Conclui-se que o trabalho de orientação sexual é essencial para que o professor e o aluno se desprendam de preconceitos, visto que ambos precisam debater sobre as dúvidas, refletir sobre valores e questionar tabus e preconceitos.


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