DEBATES SOBRE AS CULTURAS: o tema transversal pluralidade cultural desenvolvido na escola municipal Geny Silvério Dalaricy

Amanda Lourenço, Jessica Rosa Braga

Resumo


Esse trabalho busca incentivar os alunos a valorizarem a cultura local a partir da sala de aula. Ele teve como objetivo discutir o que é cultura, propor um olhar diferenciado para a diversidade cultural e valorizar as diferentes culturas de Alta Floresta. Ele se justifica pela necessidade de ampliação da concepção de cultura, pois ela é muito mais que livros e músicas, ela se constitui a partir dos modos de vidas dos homens em sociedade. A metodologia do trabalho teve como base os Parâmetros Curriculares Nacionais do tema transversal pluralidade cultural, das disciplinas curriculares tradicionais e as pesquisas bibliográficas realizadas em livros e artigos científicos. Estes procedimentos possibilitaram a organização do plano de aula, que foi desenvolvido na Escola Municipal Geny Silvério Dalarincy, no município de Alta Floresta-MT no segundo semestre de 2015. Na sala de aula, a transversalidade foi vivenciada pelas relações entre as experiências dos alunos, os conteúdos do tema transversal e das diferentes disciplinas curriculares. Conclui-se que ainda há muito para se debater sobre diversidade cultural e que a escola precisa ter olhar crítico, sem preconceito, para aprofundar este assunto como os alunos.


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